Resenha: Para todos os garotos que já amei + Cartinhas

segunda-feira, julho 18, 2016


Título: Para todos os Garotos que já Amei
Autora: Jenny Han
Páginas: 316
Editora: Intrínseca 
Ano: 2015

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou – cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo.

O livro conta a história das irmãs Song (Margot, Kitty e Lara Jean), mas o foco principal é a Lara. As irmãs perderam a mãe ainda muito novas e moram com o pai o Sr.Covey, e Josh. Josh é um vizinho que já mora há algum tempo na rua, e é tão próximo que a família já não se imagina sem ele. Sempre foi um grande amigo pra Lara Jean e pra Margot. Margot é a irmã mais velha, e ela meio assumiu o papel de Mãe (Mas não se enganem, porque ela bem chata e mandona), apenas para cuidar das irmãs que no passado eram muito pequenas. Após terminar o ensino médio Margot conseguiu uma bolsa de estudos na faculdade da Escócia. 

As pessoas entram e saem da nossa vida. Durante uma época, são seu mundo; são tudo. E, um dia, não são mais. Não dá pra saber por quanto tempo vamos tê-las por perto. 


A Lara Jean é uma garota sensível e caseira, ela também tem o habito de escrever cartas para todos os garotos que já amou. Ela coloca em palavras tudo o que sentiu pelo garoto, e após escrever ela guarda as cartas (Que no total são cinco) em uma caixa Azul-Petróleo que ganhou da sua mãe.


Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir."
Misteriosamente as suas cartas são enviadas para os destinatários e a partir daí sua vida vira de cabeça para baixo. E os principais (E que são mais citados no livro) remetentes são Peter K, o garoto mais bonito da escola por quem foi apaixonada durante o fim do fundamental, e Josh que se tornou recentemente o ex-namorado da irmã Margot. 


As pessoas dizem que a ausência deixa o coração mais apaixonado, mas acho que estão erradas. A proximidade deixa o coração mais apaixonado.

Assim que Lara Jean descobre que Josh, Peter e os outros garotos recebem as cartas, ela acaba tendo que resolver o problema o mais rápido possível, e a única solução que encontra é inventar uma mentira para os garotos. Bom, Peter e Lara acabam fazendo um acordo, os dois terão que fingir ser namorados por um tempo, afinal, Lara precisa fazer Josh acreditar em sua mentira: de que ela não sente mais nada por ele, e Peter, precisa recuperar a sua "dignidade" perante a escola, de que pode namorar com quem ele quiser, e que a Gen (Sua ex-namorada) não é seu dono. Mas com essa mentira ela não sabia que poderia trazer sentimentos antigos e já esquecidos.

O livro é narrado em primeira pessoa e possui paginas amareladas. Sobre a capa eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto é linda, está impecável, a editora Intrinseca arrasou.

O livro é bem juvenil e gostosinho de se ler, lembrei de vários momentos da minha adolescência quando tudo parecia que era o fim, e hoje vejo que não era nada de mais, mas essa é a graça do livro, você reviver essa fase tão difícil e ao mesmo tempo tão gostosa onde os primeiros amores são especiais e as descobertas não param de aparecer. Recomendo o livro a todos pois mesmo sendo direcionado ao público adolescente e também contendo alguns clichês com certeza agradará a todas as idades. No site da editora Intrínseca, encontrei um espaço onde você pode criar sua própria carta de amor e deixar lá. Ou em então pode imprimir os papéis que eles disponibilizam para download e escrever.




O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco.Não quero mais ter medo." 

P.S.: O livro vai deixar você com o gostinho de mais. E por isso a continuação " P.S ainda te amo". 



Espero que tenham gostado e até o próximo post, amores! 

VOCÊ PODE GOSTAR DESSAS TAMBÉM:

32 comentários

  1. Gente que confusão seria minha vida se as cartas chegassem nas mãos "De todos os garotos que já amei", sério, seria bem tenso, hahaha. Então imagino a confusão que Lara tenha passado. E essas folhas? Que amor elas são! Já entrar em contato o site e salvar pra mim.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei sua resenha. Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, pois a premissa chama muito a minha atenção, por ser de um gênero que eu gosto e pelas cartas também. Muito legal por parte da editora disponibilizar um espaço para os leitores criarem suas próprias cartas ou imprimi-las.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou 😊. Super recomendo ele para você. E as cartinhas são um amor.

      Beijos e Abraços.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu já ouvi muitas pessoas falando do livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha dele. Eu achava que o livro era um romance através de cartas (não pergunte o porque, mas eu achava kkkkk). Eu me interessei pela obra, mesmo aparecendo um ou outro clichê eu me interesso, as vezes amo ler livros desse jeito.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Quando ganhei este exemplar, fiquei muito curiosa pois Lara Jean é realmente diferente de todas as protagonistas que já conheci. Para minha felicidade, me prendi facilmente a obra, consegui amar e detestar alguns personagens e claro torcer pela Lara, que possui um grande senso de perseverança. O romance do livro surgiu de uma forma tão sorrateira, que me vi apaixonada pelas pequenas coisas vivenciadas pelo casal. Recomendo desde já a leitura do segundo livro, se apaixone e torça mais uma vez por Lara Jean. Ah e amei a sua resenha, me fez vislumbrar deliciosos momentos vividos ao ler este livro.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li este livro, mas só o titulo me chamou a atenção desde que vi o post da Intrínseca comentando sobre o lançamento e quis muito ler, e nunca, nunquinha, li uma resenha dele, apesar de me interessar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey,
      Espero que a minha resenha tenha feito você gostar do livro ou até mesmo se interessar pela história. O livro é ótimo, e extremamente fofo, kkkk.

      Volte sempre :)

      Excluir
  6. Olá!
    Sou apaixonada nesse livro! O segundo é ainda mais incrível. Trata de assuntos bem atuais, sem contar que tem mais romance <3
    Adorei a resenha e as fotos ficaram lindas demais!!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica, também sou apaixonada por esse livro. A autora arrasou no primeiro e no segundo livro.
      Beijos querida ♡

      Excluir
  7. Adorei a resenha. Já peguei esse livro pra ler várias vezes, mas nunca consegui chegar na metade do livro - cof cof- Mas me deu muitaaa vontade de voltar a ler e terminar. Tem cara de ser um livro bem "seção da tarde" hehe vou ler com certeza e fazer uma cartinhas se der hehehe
    beijinhos,
    Giih Rosendo

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Há um bom tempo quero ler esse livro e até hoje não tive a oportunidade. Acho que eu surtaria se descobrisse que alguma carta que já escrevi para algum garoto que já gostei fosse entregue a ele hahah. A história parece ser divertida e AMEI a Intrínseca criar um cantinho pra obra e ainda por cima ter como escrever a própria carta lá ou então imprimir.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Alice,
    Já li a obra e achei a leitura bem gostosinha e amorzinho, mas senti a protagonista um pouco mal construída e não gostei muito das atitudes dela, sabe? Acho que as cartinhas foram uma coisa que fizeram parte da minha adolescência, mas ela foi muito imatura em vários momentos e isso me irritou em certos momentos.
    Adorei saber que no site temos a opção de escrever cartinhas e imprimir. Vou verificar isso!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Que resenha mais inspiradora. Eu ainda não li o livro mas tenho muita vontade e até já tinha visto lá no site da editora esse espacinho para as cartas, mas eu não imprimi e achei lindos os papéis, são fofuras. Gostei muito de ver a sua opinião sobre a obra e espero que quando eu finalmente for ler, que eu possa gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    fiquei aqui imaginando que desastre seria se isso acontecesse comigo,pois sou esquentada e se você falar tudo que eu quero pros garotos que já amei e isso chegasse na mão deles, KKK, ia ser hilário.
    adorei o livro, e a premissa,fiquei curiosa para ler e amei também os papéis de carta e já quero imprimir os meus para fazer minhas próprias cartinhas.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela,
      Sabe eu fiquei imaginando a mesma coisa que você, a Lara Jean ficou em uma situação que ninguém queria ficar. E espero que goste das cartas.

      Beijos ♡ Abraços

      Excluir
  12. Oi, eu gostei bastante deste livro e como você, me fez lembrar da minha própria adolescência e quando eu imaginava que um probleminha, era o caos. Ainda não li a continuação, mas pretendo. As fotos que você postou, estão maravilhosas!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ola Alice lindona eu adoro essa capa é tão linda, a premissa do livro me chama atenção, gosto de livros juvenis alguns carregam uma leveza que faz a leitura ser gratificante e acredito que esse seja o caso.
    Espero ler em breve. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Joyce, obrigada pelo elogio. E espero que goste do livro, pois ele é um amorzinho do inicio ao fim. E tenho certeza que você não vai se arrepender.

      Beijos e volte sempre ♡

      Excluir
  14. Oi, tudo bem, nossa eu morreria de vergonha se minhas cartas que nunca entreguei fossem de alguma forma para não mão dos destinatários. Eu não curto muito romance, mas achei o enredo desse curioso é por esse motivo pretendo dar uma chance ao livro. Outra coisa que achei legal foi o espaço que a intrínseca disponibilizou para quem quiser escrever suas próprias cartas ou até mesmo imprimir os papéis de carta. Acho que com idéias assim a editora atrai ainda mais público e estão de parabéns.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu acho que ja tinha ouvido falar do livro algures mas nao sei onde ja!! :) ahah Bem, eu talvez leia, mas sinceramente nao faz la muito o meu genero! :)
    ´
    A verdade e que e sempre interessante essa reflexao sobre a diferença de pensamentos nas duas fases! :) Bem, eua dorei as cartinhas e as fotos!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Achei a história desse livro muito fofa, imagino a confusão que deve ser esses garotos recebendo cartas que nunca eram para ter saído da sua casa, e depois a confusão que ela se mete para consertar isso.
    Aguardando a resenha do p´roximo livro ;)

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã de romances e livros YA, mas achei bonitinha a proposta desse aqui. Não sei se o leria, pois tenho uma fila imensa aqui pra dar conta, mas é um dica bacana. Eu acho que nunca passei da adolescência, porque até hoje acho que tudo é o fim do mundo. Gostei da ideia de ter as páginas pra download.

    ;D
    Nelmaliana Olivieira

    ResponderExcluir
  18. Esse é com certeza um livro que eu leria com prazer, amei a sinopse, a capa e sua resenha foi inspiradora.
    Minha lista de desejos aumentou, me deu curiosidade para ver o que acontece depois que as cartas chegam aos seus destinatários.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar desse livro em alguns lugares, mas nunca tinha parado para ler nada.
    Esse livro com certeza deve ser daqueles com a escrita leve que faz com que você só solte depois de ler a última letra.
    Eu amei a capa, sinopse, nome. Sua resenha deu o ponto certo de curiosidade.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Alice! Tudo bem por aí?

    Não é um gênero que eu costumo ler, mas a premissa é bem interessante (e a capa é maravilhosamente linda). Fiquei curioso para saber a reação dos garotos ao receber as cartas assim e, mais curioso ainda, para saber a reação da Lara. Eu senti um pouco de pena, até porque ela foi exposta, já que as cartas eram algo pessoal, mas vai que tenha dado certo com algum deles em virtude das cartas, não é? Isso é algo que eu só saberei se ler, haha. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Mais uma obra que possui uma ''pegada'' bem contemporânea. Amei sua abordagem e, definitivamente, estou louca para conhecer a obra. Aparenta ser bem intrigante e completa, recheada de romances. Tem tudo para nao me decepcionar.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  22. Oi, flor.

    Eu estou doida pra ler esse livro. Vejo muitas pessoas falando bem sobre a obra e a leitura parece ser bem gostosa. Eu tenho essas cartas e ganhei quando eu comprei o livro na bienal. Eu gosto de livros assim com protagonistas adolescente e tenho certeza que vou gostar da leitura. Amei sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vi muitas resenhas positivas a respeito desse livro, e de sua continuação. Eu particularmente gosto muito de livros com essa pegada mais teen, e achei bem interessante esse lance das cartas. Espero ter a oportunidade de conferir o livro.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu sempre tive uma certa curiosidade com esse livro e saber que você gostou me anima bastante, ainda mais por ele se tratar de um romance e ter essa pegada mais adolescente. Meus parabéns pela sua resenha e por me deixar mais curiosa ainda pelo livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade, pois já conheço a narrativa da autora, e é linda. Com certeza, será uma história bem fofinha, daquelas que nem se percebe a leitura. Muito bom.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir

Editoras Parceiras

COPYRIGHTS

Todas postagens e fotos são feitas para uso do blog Enjoy Books, se nós usarmos uma foto sua será sinalizado. Não copie nenhuma postagem sem a devida autorização, pois cópias de imagens e textos sem autorização é crime.

Ilustração por Mônica (Leitora Cretina)
Layout por ThemeXpose