Entrevista com Fabiana Madruga

quarta-feira, agosto 31, 2016

Foto: Postando Trechos

Oi oi gente, tudo bem com vocês?
Eu fiz um cronograma de postagens para o blog, apenas para vocês saberem quando tem postagens novas e não perderem nada. 

A autora entrevistada dessa semana é Fabiana Madruga (O instagram dela ). A autora escreveu o livro Clube dos Herdeiros e foi publicado pela editora Draco. Espero que gostem dela, e no final do post eu deixei o link de onde vocês podem encontrar o livro dela ♥

1 - O que te inspirou a escrever o seu primeiro livro?
Minhas histórias e as histórias que passavam por mim.  Clube dos Herdeiros tem muita coisa inspirada em personagens e fatos reais. Uma vez estava na praia do Arpoador e me veio a ideia de colocar tudo aquilo em uma ficção,  acrescentando personagens criados. E ali começa inclusive a história do livro.

2 - E o que te fez seguir com a carreira de escritora?
O feedback dos leitores.  O livro teve já resposta muito intensa e muito carinhosa de pessoas que sequer me conheciam.  Para uma autora estreante,  isso foi muito surpreendente!  E me deu a certeza de que estava no lugar certo. 

3 - Qual foi o maior desafio que você encontrou na carreira de escritora, até o momento?
São vários.  O mercado é bastante fechado. Conseguir uma editora não é fácil.  A Draco me abriu as portas e foi uma aposta deles.  Mas essas editoras menores,  heroínas do mercado literário,  não têm muita abertura para livrarias.  Por isso o livro não tem tanto alcance de público.  A Internet é uma grande aliada!  Mas vender livros no Brasil, sem ser famoso,  é uma luta diária. 

4 - Quais são os seus próximos projetos?
Clube dos Herdeiros é uma trilogia,  e o segundo volume está já na revisão para ser lançado em breve.  Vou lançar um conto de dentro do universo dessa história na Internet,  gratuito,  para os leitores matarem a saudade enquanto o novo volume não chega.
Além disso,  estou finalizando um projeto paralelo,  um livro de contos de terror (amo!), e entrando de cabeça no novo romance,  que terá um formato diferente e completamente interativo.  Fiquem de olho!  O nome é "A Protagonista".

5 - Como você lida com os elogios/criticas dos leitores?
As críticas são extremamente importantes! Uma reclamação séria de uma leitora me fez mudar um ponto importante da continuação do livro (e ela ainda não sabe!  Rs).  Não tenho haters,  graças a Deus, viu? Então,  todas as críticas são pra acrescentar. 
E elogios,  os leitores e bloggers nunca vão entender o quanto me deixam feliz com cada um deles. O quanto é isso que me faz continuar! Têm toda a importância do mundo. 

6 - O que você gosta de ler? Indicaria qual livro para seus leitores?
Eu sou louca por livros de terror,  desde pequena. Fã incondicional de Stephen King. Dentro do gênero,  indico dois autores nacionais que AMO de paixão: Karen Alvarez e Raphael Montes.  O trabalho dos dois vale cada linha!

7 - Quando escreve, no que se inspira para compor os personagens?
Na vida real.  Ela é uma fonte tão rica,  tão inesgotável!  E também nas pessoas que eu não fui. Sabe as coisas que você gostaria de ter feito mas tomou outro caminho?  Esses "eus"  deixados pra trás também viram personagens. 

8 - Quem você admira no mundo literário?
Editoras que apostam em autores nacionais desconhecidos.  O trabalho da Novo Conceito,  da Draco, da Universo dos livros,  da Qualis,  é excepcional! São essas editoras (e outras que fazem o mesmo) que movem o mercado com literatura de qualidade que implora pra ser lida e muitas vezes nunca vai parar nas vitrines. YouTubers e celebridades têm seu valor e seu espaço. Mas a literatura é pra quem faz literatura!  Fico triste que tão poucos continuem lutando pra garantir que esse espaço não desapareça, mas eles merecem todo o reconhecimento. 

9 - Qual é a sua parte favorita no processo de escrita de um livro?
A criação dos personagens.  Me dedico muito a isso.  Um livro meu não ganha uma linha até que eu conheça cada personagem de trás pra frente e consiga crer na existência deles. Nenhum maniqueísmo passa na peneira. 

10 - Como você administra a sua rotina com o trabalho de escritora. (Para quem não sabe, a autora é mãe de uma menina linda).
Aliás,  pra quem não sabe,  essa menina linda (Obrigada!!!)  ganhou o nome de Helena por causa da personagem de Clube dos Herdeiros.  A vida real também imita os livros! 
Viajar para eventos tem sido mais complicado por enquanto,  e muitas vezes no auge da inspiração preciso parar porque ela quer atenção. Eu e Helena passamos praticamente o tempo todo sozinhas, não tenho parentes por perto ou babá.  Então ela aprende a respeitar um pouco meu tempo com a escrita,  mas ainda é bastante ciumenta!  Rs. É disciplina e negociação.  E cafeína pra aproveitar o tempinho em que ela dorme,  mesmo que seja de madrugada. 

11- Muito obrigada pela entrevista, saiba que sou muito fã de seu trabalho e lhe desejo todo o sucesso do mundo. Quer deixar um recado para quem ainda não conhece seu livro e para os leitores.

Alice,  a entrevista foi um presente!  Te agradeço muito por esse convite e pelo carinho!  
Meu recado é que se o leitor é do tipo que procura personagens reais,  daqueles pra se apaixonar ou querer bater, pra shipar forte um casal ou virar hater do outro,  devia ler Clube dos Herdeiros. Esse é o ingrediente principal do livro. 



Um sonho?
Ver um livro meu na vitrine de uma livraria grande.  Pode parecer pequeno, mas é uma baita realização pra um autor. 

Um livro?
Otelo,  do Shakespeare.  Se você ainda não leu Shakespeare,  esquece a idéia de que vai ser complicado.  É a natureza humana ali,  completamente atemporal e realista. Esse livro me vira do avesso. 

Um filme?
O Poderoso Chefão.  Sou fanática por história com muitos personagens e dramas de família. E esse é o melhor de todos nesses quesitos. 

Um seriado?
Gossip Girl! AMO! 

Um lugar?
O Rio de Janeiro. Não é por acaso que todas as minhas histórias se passem aqui. O Rio me inspira todos os dias. 

Um autor (a)?
Stephen King 

Uma frase?

"We're one but we're not the same,  we've got to carry each other".  É de One do U2. Repito como um mantra pra lembrar que conviver com qualquer diferença é tão difícil quanto necessário. 



Hoje deve ser seu dia de sorte. Sim, é com você que estou falando! Ao virar a próxima página, será como se tivesse ganhado um passe livre, uma tão cobiçada credencial, um passaporte com visto para um mundo que mal se vê pela fechadura. Você poderá conhecer cada um dos membros da nova aristocracia do Rio de Janeiro e saber o que realmente se passa na vida, na cabeça e no coração deles (e eu aposto como você jurou que isso nem existia!). Só me sinto na obrigação de te alertar a respeito do principal perigo que ameaça aqueles que se julgam sortudos por cruzar essa linha: você vai descobrir que as coisas podem não ser como você imaginava, e ter vontade de correr de volta para o seu mundo seguro, que antes pareci a tão medíocre. Mas não precisa correr tanto. No meio do caminho eu sei que você vai dar meia-volta e perceber que não vai mais a lugar nenhum. O Clube dos Herdeiros pode não ser nada parecido com um conto de fadas... mas não há como não se apaixonar perdidamente por ele! Pense bem antes de aceitar o convite: existem festas que duram a vida inteira...

Onde Comprar: 

Submarino  ♥   Saraiva   ♥   Lojas Americanas   

Beijos queridos e até a próxima ♥

VOCÊ PODE GOSTAR DESSAS TAMBÉM:

19 comentários

  1. Olá
    Adorei a entrevista. Eu não conhecia a autora, mas com certeza já quero saber mais a respeito e quero conferir seu livro. Ótimo saber sobre seus projetos, entre outras coisas e só posso desejar muito sucesso em sua trajetória.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oiie
    Tudo bem??
    Acho as entrevistas sempre tão divertidíssimas e foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre essa autora. Amei as respostas dela e fiquei bem interessada em suas obras, eu ainda não conhecia ela e foi muito legal saber mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Heyy
    Tudo bem com você?? Que entrevista mais sensacional, não conhecia a autora e nem suas obras e eu amei ler essa entrevista. Foi muito legal saber mais sobre ela. Fiquei muito curiosa com o livro dela e me deu muita vontade de adquirir ele. Aguardo resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Tudo bom???? Eu amo ler entrevistas, acho tão legal isso que os blogs fazem apresentando os autores aos leitores, me sinto tão próxima dos autores quando eu leio uma entrevista assim. Amei conhecer a autora. Vou começar a acompanhar com toda a certeza.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a autora e já fiquei mega amorzinho com ela, só por ela ter dito que desejou ser escritora por causa do feed back dos autores. Que ela prossiga e que faça muito sucesso!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá amore...
    Parabéns pela entrevista... não conhecia a autora ainda.
    Já fiquei curiosa pela leitura do livro dela, ainda mais por se ter alguns fatos reais, adoro isso.
    Também não conhecia a editora Draco... parece ser muito boa!
    Legal a maneira como ela lida com as “críticas” dos leitores ^.^
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu adoro posts assim com entrevistas com autores onde podemos conhecer mais da pessoa que está por traz do livro e claro saber mais do seu trabalho. Não conhecia a autora mas já amei saber que ela gosta do Stephen King. Fiquei bem curiosa com seu livro também.
    Traga mais posts assim .
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Achei bem bacana a entrevista com a Fabiana, não conhecia nem ela e nem a obra, achei interessante saber um pouco mais sobre como ela pensa. Isso sempre é interessante.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da postagem. As perguntas foram interessantes e as respostas também. Concordo com a autora sobre essa questão de vender livros no Brasil se você não é famoso.
    Eu acho bacana quando conseguimos nos inspirar em parte naquilo que está ao nosso redor.
    Enfim, adorei conhecer um pouquinho dela. Também adoro livros de terror. E já li Hamlet, pretendo ler Otelo ainda esse ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Alice!
    Adorei a entrevista. Fiquei muito feliz que a autora tenha tido um bom retorno dos leitores. É bem difícil entrar no mercado literário, mas acho que ela fez isso muito bem.
    Fiquei bem curiosa para conhecer a obra e vou dar uma pesquisada. Também gosto de Gossip Girl!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li o livro, mas já o conhecia. Acho a capa um charme e foi muito legal poder conhecer a autora um pouquinho melhor.
    Sonho com o dia em que nossks autores serão mais valorizados. ..quero viver para ver isso!
    E ela é fã de GG! <3 <3 <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Hi baby, tudo bem? adorei a entrevista, a autora é uma fofa e os nossos gostos são bem parecidos e que capa linda hein? vou ler o livro dela com certeza <3

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Que bacana essa entrevista!
    Eu acho que o mercado editorial está voltado para o dinheiro mesmo, porque esses livros de youtubers quase sem conteúdo algum estão saindo aos montes, enquanto livros com histórias realmente estão ai, lutando para serem publicados. Adorei conhecer a autora, não a conhecia.

    bjsss

    ResponderExcluir
  15. Oi alice, adorei a entrevista e gostei muito de quando a autora fala que a vida real a inspira e que os feedbacks dos leitores a fazem escrever mais histórias. Muito sucesso para ela.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Achei bem interessante, quando ela falou sobre o mercado ser fechado para escritores, mas na verdade ele é fechado aqui no Brasil, para escritores brasileiros, se você for fazer uma pesquisa, verá que a maioria das editoras brasileiras publica mais livros estrangeiros do que brasileiros, há uma preferencia pelo que não é do Brasil, não me leve a mal, não sou patriota, mas acho isso muito ruim, pois estamos deixando escritores que têm grandes talentos de lado, e só estamos lendo o que o EUA escreve, e nem tem a ver com a nossa realidade. Mas enfim, gostei muito dela, ela é muito simpatica e quando eu tiver a oportunidade de ler um livro dela, lerei. Beijos e até mais
    Blog Leer Soñar Crear: http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amei a entrevista, Fabiana parece ser realmente encantadora. Gostei muito de sua sinceridade referente seus personagens, muitos autores se escondem atrás do papel de que tudo é "ficção" o que para mim, é bem isso que a Fabiana descreveu em sua entrevista. Ainda não conheço suas obras, mas vi uma excelente oportunidade através desse post. Parabéns!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Oie...
    Amei sua entrevista! Não conhecia a autora, assim, deu pra me sentir familiarizada com ela... Me bateu até vontade de ler seus livros :)
    Adorei saber que ela gosta de Gossip Girl! Minha série favorita ever <3

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a autora, e a entrevista ajudou e muito a montar um pequeno perfil dela. O mercado brasileiro é mesmo muito pequeno e cruel com nossos autores, felizmente eles não desistem e sempr somos apresentados a novos e valiosos talentos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Editoras Parceiras

COPYRIGHTS

Todas postagens e fotos são feitas para uso do blog Enjoy Books, se nós usarmos uma foto sua será sinalizado. Não copie nenhuma postagem sem a devida autorização, pois cópias de imagens e textos sem autorização é crime.

Ilustração por Mônica (Leitora Cretina)
Layout por ThemeXpose