Entevista com Larissa Barros Leal

by - novembro 16, 2016


Larissa Barros Leal autora do livro Érica, que recentemente foi resenhado aqui no Blog (Link). O seu livro teve duas edições, e está prevista uma terceira edição para este ano. A autora nasceu em Fortaleza. É estudante de Medicina. Desde criança, demonstrou grande interesse pela Literatura, e aos dez anos esboçou seu primeiro livro. Participou de diversas coletâneas de contos. Aos catorze anos começou a escrever Érica (publicado também no México, como mostra a foto), agora em sua segunda e terceira edição por esta editora Novo Século.

Érica (15 anos) tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos no lugar dela. Após descobrir que foi incluída na lista negra da ordem das doze tribos de Israel (ODTI), recebe um convite para se tornar uma agente da Europol, que luta com todas as suas forças para impedir que fundamentalistas exterminem a humanidade. Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la às suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido... Todas essas histórias se conectam. As tensões não se dão apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. Conseguirá Érica salvar a todos da destruição cada vez mais próxima?

ONDE ENCONTRAR O LIVRO:
 Saraiva    ♥️    Submarino     ♥️    Editora Novo Século    ♥️  Skoob

Bom, agora que vocês já conheceram o lado profissional da Larissa, vamos agora conhecer como ela conseguiu organizar sua rotina de estudante com a carreira. 

1 - O que te inspirou a escrever o seu livro "Érica"? 
 Foi depois de ver o filme SALT. A partir daí, as ideias vieram de vários cantos (e, às vezes, de canto nenhum).

2 - E o que te fez seguir com a carreira de escritora? 
A necessidade de escrever e de contar histórias. E de compartilhá-las com o mundo. É uma necessidade mito profunda mesmo, que me enlouquece se eu ignorá-la. Digo isso porque os períodos mais difíceis da faculdade são so que passo sem escrever nada. 

3 - Qual foi o maior desafio que você encontrou na carreira de escritora, até o momento? Foi difícil encontrar uma editora?

Não foi encontrar uma editora (encontrei a Novo Século e sua linha de nacionais no Google, e eles são muito receptivos), mas sim lidar com a burocracia da mesma. Eles fazem um ótimo trabalho, não tenho do que reclamar, mas isso não faz o processo mais fácil. Também aprender a lidar com leitores e parceiros foi muito difícil, porque nunca tive quem me guiasse nisso. Como se portar? O que aceitar, o que recusar? Existem regras? Aprendi na marra mesmo.

4 - Quais são os seus próximos projetos? Você falou recentemente no instagram que o segundo livro já está pronto, fale um pouco sobre ele.
Acho que você confundiu. É apenas a segunda edição de ÉRICA. Igualzinha às edições anteriores. Nunca falei de próximos projetos no instagram, apenas em entrevistas. Até tenho um livro em andamento, mas não tenho previsão de término.

5 - Como você lida com os elogios/criticas dos leitores?

Fui muuuuito mais elogiada do que ousei imaginar um dia! Já chorei lendo resenhas, sem brincadeira! Críticas construtivas são muito bem vindas, e tento sempre incorporá-las para não repetir os mesmos erros no futuro. Elas quase semrpe são as mesmas, então fica bem fácil de lembrá-las!

6 - O que você gosta de ler? Indicaria qual livro para seus leitores?
Olha, confesso que antes eu responderia "de quase tudo, menos romance açucarado e erótico", mas ultimamente percebo que meu gosto está ficando cada vez mais seletivo. Esse ano abandonei mais livros do que em toda a minha vida antes! Ainda não tenho uma noção exata do que meu gosto é agora... Gosto muito de suspense, mistério, ficção especulativa (fantasia, sci-fi, essas coisas). Sempre indico Harlan Coben a quem gostou de ÉRICA, porque foi o autor que mais li enquanto escrevia a história, então acredito que os leitores vão encontrar algo familiar. Algumas pessoas já me compararam a Dan Brown, mas não indico muito! Não porque eu não goste (isso varia de livro para livro dele), mas porque não acho nada a ver hahaha. A estrutura dos livros dele me lembra muito jogos de fases (Inferno só faltou ter XP para parecer um video game), e tenho 99% de certeza de que não foi assim que estruturei o meu!

7 - Quando escreve, no que se inspira para compor os personagens? 
Tento juntar e misturar coisas minhas e das pessoas ao meu redor, sem colocar demais de uma única pessoa. Também me inspiro mundo em  personagens fictícios.

8 - Qual é a sua parte favorita no processo de escrita de um livro?

Pergunta difícil; gosto de todas as partes!!!

9 - Quem você admira no mundo literário?
A lista é grande demais para citar, mas posso dizer que admiro cada escritor nacional! Ver nossa literatura ser apreciada me enche de orgulho :3

10- Como você administra a sua rotina com o Trabalho?
Acho que essa é uma resposta que você vai ouvir de muitos estudantes de Medicina: você não concilia nada!! Pelo menos é a sensação que temos diariamente. Alguma coisa (ou várias) sempre é deixada em segundo plano contra sua vontade. Não tenho, por exemplo, como me comunicar com os leitores e os parceiros diariamente. Não é raro eu passar mais de uma semana sem acessar as redes sociais do meu livro, porque simplesmente não tenho como! 

11- Muito obrigada pela entrevista, saiba que sou muito fã de seu trabalho e lhe desejo todo o sucesso do mundo. Quer deixar um recado para quem ainda não conhece seu livro e para os leitores.
Eu que agradeço pela oportunidade! Aos que já leram ÉRICA, muito obrigada por terem dado chance a esse livro! Espero que tenha valido a pena e que, no dia que eu publicar outro livro (só Deus sabe quando), vocês me deem outra chance!! Aos que não leram, espero que um dia possam se aventurar nas páginas do meu primeiro livro assim como eu me aventurei escrevendo <3 font="">


Bate e Volta:



Um sonho? 
Conseguir ser escritora e médica ao mesmo tempo!
Um livro? 
Garota Exemplar - Gillian Flynn
Um filme? 
A Origem
Um seriado? 
Serve desenho animado? sim, Miraculous: As Aventuras de Ladybug
Um lugar? 
Meu quarto hahaha
Um autor (a)? 
JK Rowling
Uma frase? 
Nunca memorizo muito frases, ops.

Bom, agora vocês conhecem a autora Larissa Barros Leal. Peço que vejam os livros da autora no Skoob, pois seu livro entrou para a lista de favoritos de muitos :3 
Então, se ainda tinha dúvidas se devia ler ou não a obra da autora, começa a ler logo, porque você vai amar ♥

PODE SER QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTE:

28 comentários

  1. Ola
    Eu conheço a autora e inclusive já li Erica e adorei, super recomendo mesmo. Sobre a entrevista, ficou ótima, especialmente para podermos conhecer um pouquinho dela. Adorei as respostas e ate me identifiquei com algumas coisas.
    Beijos, Ter
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber que o filme Salt a inspirou porque acho este filme bem intenso e inteligente. Pena ela não gostar de romances açucarados, porque eu adoro.
    Sucesso para ela.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amei a sinopse dela.Parece cheio de reviravoltas e conclusões doidas HSUAHSU ando gostando demais desses livros de distopia :P

    Gostei muito da entrevista também.Ela parece ser muito simpática :)
    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fico muito feliz que o livro já está na terceira edição, isso quer dizer que deve ser muito bom mesmo. Parabéns para a autora. :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu amei conhecer essa autora e desejo muito sucesso a ela. Amei saber que ela não achou dificil encontrar uma editora e fechou logo de cara com a NOvo Século, não são com todos que acontecem isso e muitas tem que penar, mesmo sendo muito boas. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Tenho o prazer de também ser parceira da Larissa e sei que ela é uma autora e tanto mas não sabia nem a metade das coisas que ela contou e por isso adorei a oportunidade de conhecê-la um pouquinho melhor através da entrevista. Fico muito feliz por Érica em breve sair em uma nova edição, tenho certeza de que será um sucesso absoluto de vendas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice!

    Eu nunca li nada da autora, mas Erica tem uma capa linda e chama bastante atenção! Parabéns pela entrevista, arrasou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alice!
    Ainda não li Erica, mas já vi algumas resenhas bem positivas.
    Realmente SALT dá um nó na cabeça, mas é uma boa inspiração para algumas coisas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Adorei conhecer a autora, especialmente sendo pela tua entrevista!! :) ahah QUe bom que a autora gosta de "tudo menos açucarados e eróticos" ahah :) Meu gosto literário também, ainda que ela se tenha tornado mais seletiva! :)

    Bem, espero ler alguma coisa dela para alem de que ela gosta de ler opiniões... Acho que e sempre bom ouvir o que acham daquilo que escrevemos!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Alice,
    ÉRICA já está indo para a terceira Edição? Que notícia maravilhosa. A premissa do livro da Larissa é muito interessante e ela parece ser uma escritora bem madura também. Fiquei encantada com suas respostas, mas a da segunda pergunta me marcou: a necessidade de contar histórias, acho isso fascinante.
    Gostei de saber que ela indica Harlan Coben e que lida bem com críticas.
    Espero que ela faça muito sucesso e atinja seu sonho de ser escritora e médica, coisa que não é fácil.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Gente, uma estudante de medicina escritora, que legal e diferente! Adorei as respostas da Larissa, e principalmente, a segunda resposta, quando ela disse da necessidade de compartilhar as histórias. Acho que todo mundo na blogosfera tem isso de querer compartilhar o que acha, o que sentiu com um livro, então me identifiquei bastante. Fiquei curiosa para ler o livro Érica :)

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro e desde então estou esperando por uma oportunidade para comprar. Adorei conferir a entrevista, não consigo imaginar como é ser estudante de medicina e escrever um livro, isso é surreal demais! No Bate e Volta ela mencionou Garota Exemplar e o legal é que estou lendo ele nesse exato momento, e estou adorando. Gostei de saber que ela lia Harlan Coben enquanto escrevia, tenho uma curiosidade imensa de conhecer as obras desse autor também. Adorei conferir a entrevista!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!
    Não conhecia a autora ainda. Achei a entrevista incrível. Gosto de ler entrevistas para conhecer ainda mais autores, principalmente quando são nacionais. A sinopse do livro chamou bastante a minha atenção. Pelo nome do livro eu já achei que fosse algum romance, mas me enganei. Fiquei bem interessada pelo que eu li na sinopse.
    Beijos e sucesso para autora.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não conhecia a autora mas a achei de uma simpatia tremenda! Gostei de ela falar que as críticas são bem construtivas, porque às vezes tem autores que não gostam né. Fiquei com muita vontade de conhecer a obra após dessa entrevista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu JÁ conhecia o livro, mas não conhecia a autora. Eu lembro que li uma resenha desse livro, só não lembro se foi aqui ou em outro blog, e achei bacana, são vários núcleos e a curiosidade para saber como e por quê eles se conectam é grande.
    Espero que a autora consiga conciliar a medicina com a escrita.
    Curti mais a capa da terceira edição!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Eu não conhecia a autora.
    Mas adoro fé paixão autores nacionais que se aventuram a escrever gêneros não tão comuns no Brasil.
    E esse é um dos gêneros que mais gosto.
    Já inclui na lista!

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Eu não conhecia a autora.
    Mas adoro fé paixão autores nacionais que se aventuram a escrever gêneros não tão comuns no Brasil.
    E esse é um dos gêneros que mais gosto.
    Já inclui na lista!

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Desconhecia a autora, mas adorei saber mais sobre ela e as dificuldades que enfrentou nesse caminho para conseguir realizar seu sonho.
    Espero que ela consiga realmente conciliar a carreira de escritora com a medicina.
    Adorei a premissa da obra, mas confesso que a capa que mais gostei foi da 2ª edição, a terceira não me chama muito a atenção e é legal ver que ela não memoriza frases ou citações kkkk

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Já conhecia o livro, apesar de não ter lido ainda. Gostei de conhecer um pouco sobre a autora, e ri quando na série ela indicou um animado. Parabéns pela entrevista.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai com essa segunda edição, mas confesso que acho mais bonita a capa da foto que a autora está. Eu acho a premissa desse livro curiosa e ainda não conhecia muito a autora, por isso fiquei animada com a entrevista. Eu achei a autora muito simpatia e imagino mesmo que seja difícil para ela conciliar as coisas, já que é estudante de medicina e esse curso é bem complicado. Enfim, gostei bastante da entrevista, parabéns por fazê-la.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu não conhecia a autora e sua obra, então por isso amo entrevistas com autores, porque nos permite conhecer um pouco mais sobre os NOSSOS autores. Eu com certeza vou procurar por "Érica" o livro parece ser muito interessante, principalmente por ser o primeiro livro da autora. Adorei a entrevista, parabéns!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  22. Adorei a entrevista ainda mais do Bate volta, pois foi bem divertido. Gostei muito de saber sobre o desenvolvimento do livro e as inspirações.

    ResponderExcluir
  23. Adorei conhecer mais da autora, realmente deve ser dificil conciliar medicina e escrever já que são duas coisas que requerem muito esforço,talento e dedicação, desejo todo sucesso do mundo para ela

    ResponderExcluir
  24. Oi Alice!
    Eu adoro o seu formato de entrevistas. Além de sempre conhecer novos autores.
    Não conhecia a autora nem o livro dela, mas fiquei bastante interessada nele. Gosto de histórias no estilo de conspiração. E as capas das edições dela são lindas!
    Deve realmente ser difícil conciliar a faculdade de Medicina e a vida de escritora.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/um-livro-sem-pretensao-de-assustar-mas.html

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Uma entrevista maravilhosa com uma autora que pelo jeito é estupendamente excelente! Li a resenha sobre o livro e fiquei embasbacada com o que vi.
    Deve ser complicado as carambas conciliar carreira de escritora com estudante de medicina. Desejo do fundo do meu coração que ela consiga escrever mais porque com certeza ela tem futuro!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Adorei a entrevista, a Larissa parece ser um amorzinho. "Um filme? A Origem", me abraça!! Desejo muito sucesso tanto para a carreira de escritora quanto de médica, que desafio em?
    Não conhecia o livro Érica, mas já tô indo ver a resenha para descobrir mais sobre ele. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  27. Oiee, tudo bem? Que entrevista mais legal! Gostei muito de saber mais sobre a autora! Já li muitos comentários positivos sobre Érica e tenho muita vontade de realizar a leitura. Que maravilha o livro ter sido lançado também no México! Muito sucesso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. entrevistas são sempre boas né, conhecer um pouco mais da cabeça daquele cara, ou mulher que escreveu uma obra que te deixou de queixo caído ou que te fez entrar e participar da história, eu não conhecia a autora, e fora que com essas entrevistas motivam muitos leitores a buscar saber e se encantar pela obra

    ResponderExcluir