Resenha: A Grande Peça de Tadeu Rodrigeus

by - novembro 19, 2016

O Teatro Esplendor havia sido o principal palco da maioria de seus roteiros de sucessos. Com aquele drama não seria diferente.

Ano: 2015    |    Titulo: A Grande Peça    |     Editora: Penalux    |     Autor: Tadeu Rodrigues    |     Páginas: 241   |  Onde encontrar: Skoob  
A vida é um grande espetáculo. Esteja ela presa no cotidiano, esteja ela envolta em fama e sucesso.Quando a arte encontra barreiras no amor. Um dramaturgo e uma velha dançarina unidos por um roteiro. Prepare-se para se surpreender com esse romance vivido em um palco teatral e nos becos escuros da grande cidade.Uma bela história de reconciliação, amizade e lealdade.

Um jovem chamado Pedro de Carvalho, que começou a estudar dramaturgia e se arriscar a fazer textos aos 17 anos. Aos 27 anos já estava fazendo peças para teatro e se tornou um dramaturgo de grande sucesso. A sua vida estava no auge, era famoso tinha dinheiro e para completar precisava de um grande amor. Após algumas visitas ao teatro, ele conhece uma dançarina chamada Maria. 
Linda e sorridente, fiel e companheira, educada e sincera. A mulher que muitos procuram a vida toda. Era dançarina na escola Polaca e sempre fazia bicos em musicais. Pedro praticamente fazia parte de sua família. Possuía, inclusive, um bom relacionamento com a sua mãe.



Eles resolvem morar juntos com a mãe de Maria, Sandra. Maria não confia muito na mãe, pois ela se relaciona com homens muito fácil. Um dia, Maria chega mais cedo dos ensaios e se depara com uma cena que abala seu emocional. Foge e nunca mas apareceu. Pedro se isolou, parou de escrever e foi para São Paulo. Lá ele fez aulas de jardinagem e conheceu o seu melhor amigo André.

André é um ótimo amigo, e percebe o amigo meio isolado. Ele pergunta o que aconteceu com Pedro no passado para ele sair da cidade e vir para São Paulo, trabalhar de jardinagem.
- Teatro? Peças? 
- É. Eu escrevia peças teatrais, André. Era um dramaturgo. 
- Tive fama, dinheiro e muito sucesso. [...] Mas o que me importava de verdade era Maria. 
Após descobrir tudo André convence seu amigo a voltar a escrever. E relatar tudo o que aconteceu naquela tarde. Para esclarecer a Maria que tudo não passou de um mal entendido.
O plano era simples: escrever a peça dizendo tudo, mas tudo mesmo que havia acontecido entre eles. Depois de pronto, tentar lançar a peça. Teria que ser um sucesso para que chegasse aos quatros cantos do país, de modo que Maria, não importando onde estivesse, pudesse ver a peça e ouvir o que Pedro tinha a dizer. 
O livro foi divido em três partes. Começamos conhecendo Pedro e como ele está hoje, na segundo parte vamos descobrir como ele e Maria se conheceram. É na segunda que descobrimos o porque deles terem terminado. E na terceira é onde vemos a peça se desenvolver e criar vida.

Quando finalmente, tudo é revelado na história é impossível não ficar surpreso. O mistério todo que envolve o teatro é muito bom. Com a ajuda de André, aos poucos Pedro constrói a história que vai revelar tudo a Maria. O autor criou um desfecho surpreendente e que quando descobrimos. Por todo burburinho que causou, esperava um final sem graça, apenas um normal. Mas o autor causou no final que foi realmente bombástico e devastador o que por incrível que pareça, me surpreendeu. Sem dúvidas foi algo que eu jamais imaginaria, me impactou de uma forma inesperada. Ademais, teve algumas dúvidas que surgiram e achei que ficaram sem resposta.

A narrativa é leve e descontraída, mas o drama do casal (que beira a um filme) tornou a leitura mais instigante.

Super recomendo o livro, e acho que todos deveriam ler. O leitor encontrará uma história de amizade, reconciliação e cumplicidade. Caminhos tortos, conflituosos e densos invadirão sua jornada literária. A Grande Peça mostra que a vida é um grande espetáculo, esteja ela presa no cotidiano, esteja ela envolta em fama e sucesso.
Livro cedido pela editora.

You May Also Like

5 comentários

  1. Oi, Alice!
    Pelo título e pela sinopse, eu pensei que era de um jeito o livro. Sua resenha clareou bastante sobre o livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Que bom que gostou. Super recomendo a leitura ♥

      Bjss

      Excluir
  2. Oi Alice, tudo Bom?

    Que resenha linda. Estou apaixonada pelo livro e por suas palavras. As fotos ficaram magníficas.
    Olhando a premissa e título imaginava outra coisa. Uma boa dica, adorei!

    PS: estou seguindo seu blog, é lindo ❤

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida que bom que gostou, super recomendo a leitura.
      Espero que de uma chance a história.

      Bjss

      Excluir
  3. Oi Alice!!

    Não tinha muita ideia do que seria o livro, gostei da descrição da resenha, parece ser uma boa obra!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir