Entrevista com Li Mendi

by - dezembro 14, 2016


Olá pessoal. 
Hoje temos a Li Mendi aqui no Enjoy Books.Ela vai falar um pouco de sua rotina e do seu trabalho. 

1 – O que te inspirou a escrever o seu primeiro livro? E o que te fez seguir com a carreira de escritora?

Escrevo livros acho que desde os quatorze, quando pensei em ser escritora. Na época, não havia internet, nem blogs. Todas as estórias ficavam registradas em cadernos, que se perderam nas mudanças. Depois, a praticidade do Word me fez esquecer a letra bonita e comecei a imprimir e encadernar os livros. Os amigos curtiam e o ciclo era pequeno de leitores. Mas, felizmente, a internet lá por 2000, me trouxe um mundo de gente pra conhecer meus romances. É assustador ver mais de 10 mil visitas em um livro e mil downloads de outro... 
O processo solitário agora é dividido com centenas de pessoas.
Até eu terminar a faculdade de jornalismo, havia horas a fio pra gastar teclando. Depois, veio a faculdade de publicidade, a pós-graduação, o trabalho frenético como publicitária e pronto, me peguei com saudade de escrever. Nesse meio tempo, quero dizer, nesse zero tempo, consegui fazer o meu primeiro lançamento impresso: O amor está no quarto ao lado. Em 2012, veio "A Verdadeira Bela" e depois publiquei também Coração de Pelúcia e Alma Gêmea por Acaso e O Mestre do Amor (meu primeiro hot). Lancei O Cozinheiro do Amor na Bienal de São Paulo agora em 2016. 
Escrever sempre foi meu prazer, minha paixão, realização, tudo. O fascínio pelo mundo da fantasia se deu já nos primeiros anos de vida. Meus sonos eram embalados pelas incríveis aventuras narradas por meu pai, um excelente contador de fábulas.
Comecei com um pequeno projeto aqui na net, chamado Cada Casa um Caso. Era um hobby produzi-lo. As pessoas gostaram tanto e comentavam mensagens de incentivos que decidi continuar. Hoje, tenho vários livros disponíveis no meu site abertos e os leitores se reúnem em um grupo do Facebook para discuti-los. Os fóruns são acalorados e muito divertidos. Rio demais com as tiradas, fotos e debates.
Na última Bienal do RJ, encontrei muitos fãs que me abraçaram com carinho e contaram sobre a emoção de me ver e pegar o meu autógrafo. Isso é tão gratificante. São eles que me dão força pra continuar todas as madrugadas à dentro.

3 - Qual foi o maior desafio que você encontrou na carreira de escritora até o momento?

Acho que a crise no Brasil este ano dificultou muito o acesso literário. O livro ainda é um bem caro para a maior parte da população. Tentei fazer o melhor que pude através de promoções.

4 - Quais são os seus próximos projetos? 

Estou escrevendo um romance novo adulto que não posso contar muito ainda, porque dessa vez quero criá-lo inteiro e só depois divulgar. Quero menos pressão de tempo e eventos e me divertir mais criando.

5 - Como você lida com os elogios/críticas dos leitores?

Eu aprendi a gerenciar melhor o acompanhamento. Não leio todo dia, reservo um dia da semana para responder o que posso, o volume é grande. Mas, quando estou criando algo novo, procuro deixar as críticas um pouco de lado para não me influenciar.

Eu procuro respeitar as opiniões, mas, já tive alguns casos de blogueiros que escreveram textos muito desrespeitosos e grosseiros. Alguns sobem em um pedestal e tentam parecer os deuses da razão. Quando percebo isso, dou menos crédito. Não acho que ninguém é bom demais que possa escrever em seu site coisas tão cruéis sobre artistas que estão batalhando e dando todo o suor pra divulgar seu trabalho.

Procuro ouvir bastante e anotar. Na segunda edição de alguns livros fiz revisões, alterei e melhorei em cima de algumas críticas construtivas recebidas. Tenho o coração aberto para boas conversas inteligentes.

6 - O que você gosta de ler? Indicaria qual livro para seus leitores?

Já li muito romance. Hoje, leio bastante livros de psicologia, comportamento humano e autoconhecimento. No sábado, comprei “Subliminar” do Leonard Mlodinow. Mas, adoro crônicas como a de Rubem Alves de “O retorno e Eterno”.

7 -  Quem você admira no mundo literário?

Rubem Alves, ele sabe filosofar como ninguém. Uma pena não estar mais entre nós.


8 - Qual é a sua parte favorita no processo de escrita de um livro?

Escrever em silêncio, porta fechada, sem a interferência de ninguém. Ali eu perco o tempo e me esqueço... 

Antes tem a preparação do roteiro, construção das personas. Depois, tem as muitas revisões, diagramação, testes de impressão, boneca. Ai vem a divulgação, venda etc. Tudo isso é burocrático e demanda tempo, energia, paciência e perseverança.
Mas, quando eu escrevo, estou ali só para assistir as cenas que acontecem em minha cabeça e traduzi-la para palavras.

9 - Como você administra a sua rotina com o Blog e seu trabalho?

Eu trabalho até tarde e chego cedíssimo na empresa. Então, procuro usar fim de semana, horário de almoço ou algum dia na semana de noite. Tenho bem pouco tempo agora. Mas, quando você faz algo que ama, o tempo aparece. Não é que a gente não tem tempo na vida. Isso não existe. O que a gente tem é prioridade ou não. E se é importante pra você, dará prioridade (tempo).

Bate e Volta:

Um sonho? 
Trabalhar de casa como consultora e poder conciliar com meu trabalho de autora. Nem vou sonhar tão alto de só viver de escrever rs, que isso seria um big sonho rs.

Um livro? 
O retorno e Eterno do Rubem Alves.

Um filme? 
O Curioso Caso de Benjamin Button

Um seriado? 
(#ohmygod! Vejo tantos, vou dizer o mais recente) Black mirrow (Ep1 T3 demais!) 

Um lugar? 
Praia do Lorde na Bahia. Uma praia deserta, com água quente e cristalina, cheia de peixes coloridos. 

Um autor (a)? 
Machado de Assis.

Uma frase? 
Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira.
Cecília Meireles 
Para saber mais dos livros da autora e sobre o seu trabalho. Eu vou deixar o link de cada rede social.

Então é isso gente. Espero que tenha gostado, beijoss e até a próxima.

PODE SER QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTE:

9 comentários

  1. Olá!!!

    Adorei conhecer um pouco da autora, ainda não sabia dos livros dela!!
    É minha primeira vez aqui em seu blog e amei tudo!! Comecei a seguir você!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loysla,
      Ownn, que bom que gostou do meu blog ♥
      Espero que goste da autora, ela escreve muuuito bem.

      Beijoss

      Excluir
  2. Olá!
    acompanho a Li pelas redes sociais, adoro esse tipo de post. Deixa os leitores com a sensação de mais íntimos dos autores.
    abraço!
    Squad Of Readers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mica,
      Que bom que gostou... Espero que possa ler o livro da autora algum dia ♥

      Beijoss

      Excluir
  3. Oi Alice, tudo bem?
    Adorei a entrevista com a Li Mendi, tenho um livro dela, A Verdadeira Bela e é um amorzinho mesmo! Adorei a entrevista e saber como ela é uma pessoa dinâmica com o trabalho e com o blog também.
    Seguindo seu blog pra acompanhar as novidades futuras.
    beijinhos.

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, tudo bem?

    Adorei! A Li Mendi gosta de Machado de Assis assim como eu, ou seja, bom gosto heheheheh Adorei a entrevista e saber um pouco mais do trabalho dela!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alice.
    Ainda não conhecia a autora, mas gostei de saber o que inspirou suas obras.
    Meu sonho também é poder trabalhar em casa rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá Alice, tudo bem?
    Amei a entrevista! Não conhecia a autora, mas vou procurar saber mais do trabalho dela.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir