Ordem de leitura: Instrumentos Mortais, da Cassandra Clare

 
Oi oi gente!
Recentemente eu estava conversando com o Guilherme (do Estante do Lima), e perguntei a ele qual é a ordem de leitura da série Instrumentos Mortais da Cassandra Clare. Ele me indicou o site Idris que é um site que fala sobre tudo da série criada por pela Cassandra, onde posso me situar tanto nos livros como também na série que está disponível na Netflix. 

Bom, que a série Instrumentos Mortais, é imensa isso todo mundo já deve ter percebido. Mas depois de alguns tweets da autora. Soubemos que ela vai escrever várias histórias desse universo e não vai parar até conseguir explicar e colocar tudo sobre os personagens...

Até agora (2017), as séries já publicadas são Os Instrumentos Mortais (com 6 livros), As Peças Infernais (com 3 livros) e Os Artifícios das Trevas (com 3 livros, mas apenas 2 livros foram publicados). Também foram lançados os livros de contos que explicam a fundo a história de cada um, mas ao mesmo tempo conta a história de personagens secundários: As Crônicas de Bane e Contos da Academia dos Caçadores de Sombras.

➳  Os Instrumentos Mortais:
  1. Cidade dos Ossos
  2. Cidade das Cinzas
  3. Cidade de Vidros
  4. Cidade dos Anjos Caídos
  5. Cidade das Almas Perdidas
  6. Cidade do Fogo Celestial

Clary Fray, 15 anos, decide passar a noite em uma boate da moda em Nova York, e o maior de seus problemas provavelmente seria lidar com o troculento segurança da porta, certo? Errado. Clary testemunha um crime, e não um crime qualquer: um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por enigmáticas tatuagens, brandindo armas esquisitas. Para completar, o corpo da vítima desaparece no ar.
Clary quer ligar para a polícia; quer gritar; quer chamar seu amigo, Simon, que ficou na boate enquanto ela teve a infeliz ideia de perseguir o menino bonito de cabelo azul… Mas como explicar a eles que ninguém mais na rua os assassinos, apenas ela? Como provar que houve um crime se não há rastro algum do sangue do garoto morto — aliás, era mesmo um menino?
Mas ela nem tem tempo de tomar uma decisão; logo os assassinos se apresentam para a estranha mundana que não deveria vê-los, mas vê. Jace, Alec e Isabelle são Caçadores de Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de demônios e outras criaturas. Vampiros que saem da linha, lobisomens descontrolados, monstros cheios de veneno? É por ai mesmo. E depois desse primeiro contanto com o Mundo das Sombras, e com Jace — um Caçador que tem a aparência de um anjo, mas a língua tão afiada quanto Lúcifer —, a vida de Clary nunca mais será a mesma. Mesmo.

➳  Peças Infernais:

  1. Anjo Mecânico
  2. Príncipe Mecânico
  3. Princesa Mecânica

Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais, que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado por forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana.

➳  Artifícios das Trevas: Cinco anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, acompanhamos os Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles enquanto tentam descobrir os responsáveis por uma série de assassinatos que vitimam tanto humanos quanto fadas. Agora Emma Carstairs é uma jovem em busca dos assassinos de seus pais, com a ajuda de seu parabatai, Julian Blackthorn. As crianças cresceram e podem se tornar os melhores Caçadores de sua época. 

  1. A Dama da Meia- Noite
  2. O Senhor das Sombras
  3. Queen of Air and Darkness (ainda não publicado)
Em um mundo secreto onde guerreiros meio-anjo juraram lutar contra demônios, parabatai é uma palavra sagrada.
O parabatai é o seu parceiro na batalha. O parabatai é seu melhor amigo. Parabatai pode ser tudo para o outro mas eles nunca podem se apaixonar.
Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de duas semanas antes que o assassino coloque eles na mira.
Suas buscas levam Emma de cavernas no mar cheias de magia para uma loteria sombria onde a morte é dispensada. Enquanto ela vai descobrindo seu passado, ela começa a confrontar os segredos do presente: O que Julian vem escondendo dela todos esses anos? Por que a Lei Shadowhunter proíbe parabatais de se apaixonarem? Quem realmente matou seus pais e ela pode suportar saber a verdade?
A magia e aventura das Crônicas dos Caçadres de Sombras tem capturado a imaginação de milhões de leitores em todo o mundo. Apaixone-se com Emma e seus amigos neste emocionante e de cortar o coração no volume que pretende deliciar tantos novos leitores como os fãs de longa data. 

➳  As Crônicas de Bane: são uma série de 10 contos, que conta diversas histórias da vida do feiticeiro Magnus Bane (personagem que apareceu em Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais), diferente dos outros livros este foi escrito não só pela autora Cassandra Clare , mais em parceria com as autoras Maureen Johnson e Sarah Rees Brennan.


Nesta edição ilustrada, são narradas as mais diversas aventuras do feiticeiro imortal Magnus Bane, das aclamada séries de Cassandra Clare. Entre escapadas no Peru e resgates reais na Revolução Francesa, acompanhe fragmentos da vida do enigmático mago ocorridos em diversos países e períodos históricos, com aparições de figuras conhecidas como Clary, Tessa, Will e Alec, personagens de Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais.


➳  Contos da Academia dos Caçadores de Sombras: é outra série de 10 contos, seguindo o molde de As Crônicas de Bane. Esses contos são sobre histórias ocorridas na Academia dos Caçadores de Sombras, em Idris. As histórias de cada conto são ambientadas a partir do final de Cidade do Fogo Celestial (último livro de Os Instrumentos Mortais). 


Simon Lewis já foi um humano e um vampiro, e agora ele está se tornando um Caçador de Sombras. Os eventos de “Cidade do Fogo Celestial” o deixou sem suas memórias, e Simon não tem mais certeza de que ele é. Então, quando a Academia dos Caçadores de Sombras reabre, Simon entra neste novo mundo de caçar demônios, determinado a se encontrar novamente. Quem quer que possa ser esse novo Simon.
Mas a Academia é uma instituição dos Caçadores de Sombras, o que significa que tem alguns problemas. Como o fato de que os estudantes não-caçadores de sombras terem de viver no porão. Pelo menos de Simon foi treinado em armas – mesmo que tenha sido só das horas de jogar “Caverna do dragão”.Se junte a Simon em sua jornada para se tornar um Caçador de Sombras e aprender sobre a ilustre história da Academia ao longo do caminho, através de palestrantes convidados tais como Jace Herondale, Tessa Gray e Magnus Bane. Escrito por Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman, estes contos emocionantes e hilários são perfeitos para os fãs que simplesmente não conseguem se cansar dos Caçadores de Sombras.


➳   ORDEM DE LEITURA:

 Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1)
 Cidade das Cinzas (Os Instrumentos Mortais #2)
 Cidade de Vidro (Os Instrumentos Mortais #3)
 Anjo Mecânico (As Peças Infernais #1)
 Cidade dos Anjos Caídos (Os Instrumentos Mortais #4)
 Príncipe Mecânico (As Peças Infernais #2)
 Cidade das Almas Perdidas (Os Instrumentos Mortais #5)
 Princesa Mecânica (As Peças Infernais #3)
 Cidade do Fogo Celestial (Os Instrumentos Mortais #6)
 Dama da Meia-Noite (Os Artifícios das Trevas #1)
 Senhor das Sombras (Os Artifícios das Trevas #2)

* É bom ler As Crônicas de Bane, após lerem Princesa Mecânica.
* APENAS leiam todos os contos da Academia dos Caçadores de Sombras após lerem Cidade do Fogo Celestial, assim você não é pega de surpresa com spoilers...
Foto: Melina Souza

➳   ORDEM CRONOLÓGICA DA SÉRIE:


A Rainha Fugitiva [As Crônicas de Bane] (Revolução Francesa, 1791)
 O Que Realmente Aconteceu No Peru [As Crônicas de Bane] (Termina em 1791)
 Vampiros, Bolinhos, e Edmund Herondale [As Crônicas de Bane] (1857)
 Anjo Mecânico [As Peças Infernais #1] (Era Vitoriana, 1878)
 Príncipe Mecânico [As Peças Infernais #2] (Era Vitoriana, 1878)
 Princesa Mecânica [As Peças Infernais #3] (Era Vitoriana, 1878)
 O Herdeiro da Meia Noite [As Crônicas de Bane] (Era Eduardiana, 1903)
 The Last Hours (Era Eduardiana, 1903) 
 Ascensão do Hotel Dumort [As Crônicas de Bane] (1929)
 Salvando Rafael Santiago [As Crônicas de Bane] (1953)
 A Queda do Hotel Dumort [As Crônicas de Bane] (1977)
 O Último Confronto do Instituto de Nova York [As Crônicas de Bane] (1989)
 Cidade dos Ossos [Os Instrumentos Mortais #1] (2007)
 O que comprar para um Caçador de Sombras que tem tudo (E que você não está namorando oficialmente, de qualquer forma) [As Crônicas de Bane] (2007)
 O Curso do Amor Verdadeiro (E primeiros encontros) [As Crônicas de Bane] (2007)
 Cidade das Cinzas [Os Instrumentos Mortais #2] (2007)
 Cidade de Vidro [Os Instrumentos Mortais #3] (2007)
 Cidade dos Anjos Caídos [Os Instrumentos Mortais #4] (2007)
 Cidade das Almas Perdidas [Os Instrumentos Mortais #5] (2007)
 Caixa Postal do Magnus Bane [Extra de As Crônicas de Bane] (2007)
 Cidade do Fogo Celestial [Os Instrumentos Mortais #6] (2007)
 Epílogo de Princesa Mecânica [As Peças Infernais #3] (2008)
 Epílogo de Cidade do Fogo Celestial [Os Instrumentos Mortais #6] (2008)
 Contos da Academia dos Caçadores de Sombras(com flashbacks do passado)
 Dama da Meia-Noite [Os Artifícios das Trevas #1] (2012)
 Senhor das Sombras [Os Artifícios das Trevas #2] (2012)

* Caso tenha todos os livros
* Estão todos com os anos dos acontecimentos


Então é isso gente, espero que tenham gostado um pouco da ajuda. Sei que parece confuso, mas qualquer coisa entrem no site da Idris que foi onde eu me situei na série. Lá também fala sobre a adaptação da série para a Netflix. 

Beijoss, e até a próxima!

5 comentários

  1. Oi, Alice!
    Desses livros tudo, só li até Cidade das Cinzas. Mas meus amigos me dizem pra eu ler Peças Infernais que é maravilhoso.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que post completinho, adorei!
    Eu comecei a ler Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais, mas não consegui concluir nenhuma, hahah. Esse post vai me ajudar!!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alice!
    Você me ajudou bastante! Não sabia que a ordem era essa, na verdade pensava que lia primeiro Os Instrumentos Mortais, depois As Peças Infernais e assim por diante. Não achei muito confuso. E sobre a adaptação da série para a Netflix, muita gente amou, menos eu, haha! Enfim, gostei muito do post!
    Beijos!

    vinteoutonos.com ❤️

    ResponderExcluir
  4. Oiii Alice

    Parei a série na terceira parte de Instrumentos MOrtais, foi fantástico e me entusiasmou muito mas fiquei com a sensação de porquêe a autora decidiu esticar pra mais 3 livros afinal? E entrou aquele medo de me decepcionar. Mesmo assim sei que é besteira e que preciso terminar a série principal e depois quero sim ler os Spin Off, principalmente Lady Midnight que parece ser ótimo.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alice!
    Essa série é um pouco xodó...
    Eu comecei a ler logo quando os primeiros livros foram lançados por aqui e me identifiquei muito com Jace. Ele era o personagem que me descrevia. Nós eramos praticamente gêmeos e eu amava isso hahaha
    Sou apaixonada pela trama, mesmo não tendo gostado muito do fim de Cidade do Fogo Celestial. Mas todos eles me fizeram chorar, rir e me divertir com todos os personagens.
    Estou com Dama da Meia-Noite parado na estante, mas espero ler logo!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir