Resenha: Aniquilação, do Jeff VanderMeer

por - março 12, 2018

Foto: Books, boffe, tea

Bom gente, hoje a resenha ia ser de um outro livro. Mas eu acabei lendo esse livro hoje. Recebi a notificação que o filme lançou hoje e corri pra ler. Aniquilação tinha chamado muito minha atenção pela capa, e pela história. É um livro curto que eu incrivelmente li em 3 horas. Puro recorde próprio! A história é legal e o livro é em poucos capítulos.



Autor: Jeff VanderMeer
Editora: Intrínseca
Paginas: 200
Ano: 2014
Onde encontrar: Saraiva  |  Amazon
 A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer. Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia Comando Sul, o leitor se junta à décima segunda expedição. O novo grupo é formado por quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga — líder da missão — e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado... e é exatamente isso o que encontram. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim o que elas trazem consigo desde o outro lado da fronteira e os segredos que guardam umas das outras.

Bom, minhas observaçoes pro livro pode ser totalmente diferente das suas, mas isso acontece né? Me pareceu incompleto rs.  São só 5 capítulos gente. Fiquei lendo e tentando imaginar um filme produzido. A história é instigante mas me incomodou o fato do autor não dizer os nomes dos personagens. Isso mesmo, no livro só são 6 personagens. As 5 mulheres escaladas pra ir pra expedição da área x e o marido de uma delas. O tempo todo elas são tratadas pela sua profissão, elemento que fortaleceu a impessoalidade nos relatos da missão. A intenção não era essa; o autor queria mostrá-las apenas como objetos, peças com um propósito que compõe um esquema amplo.






Como posso descansar enquanto existe o mal no mundo... O amor de Deus ilumina qualquer um que entende os limites da resistência, permitindo o perdão... Fui escolhido para servir a um poder maior.

O livro que nao possui data, nem nomes porém relata um lugar, conhecido por Área X, onde se tem anomalias no ambiente. Houve várias expedições ao lugar feita por pessoas que não voltaram por completo de lá e muitas mortas. Agora é a vez de quatro mulheres se aventurarem, na narrativa da bióloga dentre as quatro. O livro é cheio de mistério, o que te faz querer continuar lendo para descobrir o que a Área X esconde, porque as pessoas voltam de lá perturbadas? Que ser habita a torre/túnel? Quais são as histórias escondidas sobre o lugar? O que ocorreu no farol? O que aconteceu com o faroleiro? O que aconteceu com as pessoas de lá? E os animais? E as outras expedições? O que ocorreu? O que descobriram lá? Essas são as perguntas que mais perseguem a história e as respostas são mais perturbadoras ainda.

 O livro é narrado pela bióloga, cada escalado recebe um diário para anotar suas descobertas e jornadas. A bióloga se mostra uma mulher dura e firme, e em alguns momentos parecia que ela que estava comandando rs.

Eu ainda estou no impasse de responder se gostei ou não do livro. Acho que precisava demais rs. O livro em si não tem muita história. É uma leitura densa, o livro é curto mas por capítulos longos fica cansativo, mas eu me empolguei na leitura. Indico sim a você que está lendo a ler, o livro sempre é diferente do filme não é mesmo? O livro te faz pensar, te deixa curiosa em querer saber o porquê, e o que estava acontecendo. O final deixa muito aberto.

Em geral é um livro bom, ja leram? Ja assistiram? Vou assistir agora mesmo hahaha.

Raissa.

PODE SER QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTE:

0 comentários