Entrevista com Bela Dias [BEDA 20]

por - abril 20, 2018


Oi oi gente!!

A entrevistada de hoje é Bela Dias, autora de Os Últimos Dias, que tem resenha aqui no blog. E em breve terá mais posts relacionados ao livro da autora.

Antes de começar a entrevista, eu quero agradecer a Bela que além de ceder um livro para resenha, também cedeu essa entrevista para o blog. Eu espero de coração que todos vocês gostem das respostas da autora, e me contem nos comentários se já leram o livro dela.

O tempo é algo subjetivo. Ele pode ser infinito para alguns e efêmero para outros. No entanto, uma coisa é certa: todos nós temos nosso tempo. E o de Raquel e Gabriel está acabando, pois ambos foram diagnosticados com leucemia. Ela tem 16 anos e ele, 6. Apesar da diferença de idade, ao se conhecerem no hospital, os dois rapidamente se tornam melhores amigos. Juntos, descobrem como aproveitar seus últimos dias, em meio a tantos tratamentos, remédios, dores, exames e olhares piedosos, tornando a dura e triste rotina do hospital um pouco mais divertida. Seja com uma coleção de pores do sol, observando formatos de nuvens, assistindo a desenhos infantis ou lendo O Pequeno Príncipe, mas, principalmente, acreditando que em todo fim existe um novo começo.É preciso ver a morte de perto para valorizar plenamente a vida.

➳    O que te inspirou a escrever os seus livros "Os Últimos Dias"? 

Foi uma história que a minha irmã chegou em casa contando. A professora dela falou para a sala sobre o menininho que ela costumava visitar no hospital e sobre a amizade dos dois. Achei aquilo tão bonito e fiquei com essa história na cabeça, até que resolvi criar uma coisa nova em cima disso. Foi aí que nasceram a Raquel e o Gabriel.

➳    E o que te fez seguir com a carreira de escritora?

Foi meu amor por criar histórias, basicamente. Faz pouco tempo que comecei a colocar essas histórias no papel. Mas agora que comecei, não quero parar de jeito nenhum.

➳    Qual foi o maior desafio que você encontrou na carreira de escritora, até o momento?

A divulgação, com toda a certeza. É bem difícil fazer seu livro se destacar no meio de tantos outros, principalmente quando se está começando.

➳    Tem algo seu em algum dos personagens? 

Tem muito de mim na Raquel. Uma amiga minha já disse, inclusive, que eu sou a Raquel, segundo ela, somos fofinhas mas gostamos de dar “patada”.

➳    Qual foi o personagem que mais deu trabalho para construir? 

Foi o Gabriel... Eu procurei muitas inspirações e referências para ele. Desde a minha irmã mais nova até o Pequeno Príncipe. Mas ele foi um personagem que mexeu muito comigo, ficava emocionada só de escrever sobre ele.

➳   Quais são os seus próximos projetos ?  

Estou escrevendo uma nova história... Já estou praticamente na metade e posso dizer que estou muito animada! Vai ser bem diferente do meu primeiro livro (mas no bom sentido, claro).

➳   O que você gosta de ler? Indicaria qual livro para seus leitores?

Adoro romances de ficção, livros que colocam a gente para cima, livros de humor, grafic novels,... Indico Placas Tectônicas da Margaux Motin. É uma grafic novel muito bonita e cheia de sentimento. Daqueles livros que te fazem morrer de rir e que depois dão um quentinho no coração. A leitura é bem rapidinha e super gostosa.

➳   Quando escreve, no que se inspira para compor os personagens?

Gosto de me inspirar em pessoas reais e em personagens de filmes. Também gosto de pensar no signo dos personagens, ajuda muito (hahaha). Outra coisa que gosto de fazer é criar uma playlist para os protagonistas, assim entro de cabeça na história.

➳   Qual é a sua parte favorita no processo de escrita de um livro?

Adoro a parte da pesquisa e da criação.  Amo ler sobre vários assuntos e faço uma pasta cheia de referências visuais, tanto para os personagens, quanto para os ambientes em que a história se passa.

➳   Quem você admira no mundo literário?

Admiro principalmente o Maurício de Souza, a Carina Rissi e a Jennifer Niven.

➳   Muito obrigada pela entrevista, e lhe desejo todo o sucesso do mundo. Quer deixar um recado para quem ainda não conhece seu livro e para os leitores.

Bate e Volta:


➸  Um sonho? 
Publicar muitos livros!
➸  Um livro? 
Hyperbole and A Half (hahaha é muito bom)
➸  Um filme? 
Quase Famosos
➸  Um seriado? 
Crazy Ex-Girlfriend
➸  Um autor(a)? 
Carina Rissi
➸  Uma frase? 
“Continue a nadar!” (Dory – Procurando Nemo)

Então é isso gente, espero que tenham gostado.

Beijoss, e até a próxima!!

PODE SER QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTE:

0 comentários