Leia.Seja | Quotes: Orgulho e Preconceito, da Jane Austen [BEDA 25]

por - abril 25, 2018

Oi oi gente!!

Hoje eu ia trazer uma resenha de Orgulho e Preconceito, mas como todos já devem ter percebido, as histórias das irmãs Bennet já são contadas em todas as mídias.... 

Então, acabei trazendo apenas os quotes e algumas fotos da edição de bolso. 


É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa.
Atriz: Bela Gil
Eu teria perdoado a sua vaidade se ela não tivesse ferido a minha
São muitos os meus defeitos, mas nenhum de compreensão, espero. Quanto a meu temperamente, não respondo por ele. É, segundo creio, um pouco ríspido demais… para a conveniência das pessoas. Não esqueço com facilidade tanto os disparates e vícios dos outros como as ofensas praticadas contra mim. Meus sentimentos não se manisfestam por qualquer coisa. Meu temperamento poderia talvez ser classificado de vingativo. Minha opinião, uma vez perdida, fica perdida para sempre.
Quanto mais eu conheço o mundo, mais estou convencida de que eu nunca verei um homem a quem eu possa realmente amar.
Mas confesso que a mim nada disso me encanta. Prefiro infinitamente um livro.
- (...) Não tem nenhuma compaixão pelos meus nervos? (diz a esposa)- Está muito enganada, minha querida. Tenho o maior respeito por seus nervos. São meus velhos amigos. É com consideração que a ouço mencioná-los há vinte anos, pelo menos.
Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.
Ela é tolerável, mas não bela o bastante para me tentar. Não estou com ânimo no momento para consolar jovens rejeitadas por outros homens.
Tenho a certeza de que é generosa demais para fazer pouco caso dos meus sentimentos. Se os seus são ainda os mesmos que manifestou em abril passado, diga-o imediatamente. Minha afeição permanece inalterada; basta porém uma única palavra sua para fazer com que me cale para sempre.


A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras são muitas vezes utilizados como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. Orgulho se relaciona mais a nossa opinião de nós mesmos, a vaidade, o que teríamos que os outros pensam de nós.


A imaginação de uma mulher é muito rápida; pula da admiração para o amor e do amor para o matrimônio em um instante.

Então é isso gente, espero que tenham gostado. E só para lembrar, que esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Leia. Seja. Para saber mais eu expliquei um pouco nesse post.

Beijoss, e até a próxima!!

PODE SER QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTE:

1 comentários

  1. Oi, Alice
    Ta aí um livro que eu preciso muito ler. Apesar de amar romances de época, eu confesso que morro de medo dos clássicos e por isso não li Orgulho e Preconceito até hoje, mas com esses quotes dá até vontade de ler.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir