Entrevista com Laritza Oliveira

 

Oi oi queridos,
Como podem ver a entrevista de hoje é com a Lari, a autora do livro O Garoto ao Lado. Para saber um pouco mais sobre ela eu fiz um post (Aqui) quando ela fechou parceria comigo. 

 1 - O que te inspirou a escrever o seu primeiro livro? 
 Bem, se for falar do meu primeiríssimo livro eu diria que o que me inspirou foi ver grandes escritores se tornando cada vez mais "famosos" entre os jovens. Eu sempre gostei de ler e ao longo dos anos fui vendo cada vez mais a parcela de leitores crescendo entre meus amigos e conhecidos. Falando de O Garoto Ao Lado, eu diria que a cidade (Palmas) foi a principal inspiração. Assim como Alice, estava vivendo uma nova etapa da minha vida em uma nova cidade, apesar de ser uma etapa completamente contrária a dela. Fazia alguns meses que não escrevia nada e os livros que tinha escrito não sentia que estavam prontos para ninguém ler (como ainda não estão rsrsrs).

2 - E o que te fez seguir com a carreira de escritora?
 Desde pequena eu sempre fui ligada a criatividade. Lembro que adorava brincar de Barbie e como tinha várias (tipo mais de vinte) sempre criava histórias para cada uma delas. Acredito que daí veio a criatividade de criar histórias sobre pessoas. Com o passar dos anos eu lia cada vez mais e aos poucos fui vendo que queria ser como aqueles escritores. Eu queria que as pessoas se sentissem como eu me sentia ao ler os livros dos meus autores favoritos. 

3 - Qual foi o maior desafio que você encontrou na carreira de escritora, até o momento?
 Ser escritora é um desafio, na minha opinião (rsrsrs). Você lida diariamente com a vontade de escrever e não ter tempo porque tem "as tais obrigações". As vezes vejo pessoas que dizem que é muito fácil, pois você só fica o dia inteiro escrevendo e "pronto!". O que a maioria das pessoas não pensam é que quem escolhe ser escritor não é apenas isso. A maioria dos meus colegas levam uma "vida dupla", pois a maioria não tem a oportunidade de ser apenas escritor. 

4 - Quais são os seus próximos projetos? 
 Eu terminei de escrever A Garota Ao Meu Lado recentemente e estou aguardando resposta da editora para saber se eles querem publicar a continuação. Se não receber nenhuma resposta vou tentar outras editoras ou publicar o livro no Wattpad mesmo, pois tenho "uma dívida" com os leitores que sempre pedem a continuação. Ainda não comecei a escrever o terceiro livro, mas ele já tem título: O Garoto do Outro Lado. Além desse, tenho uma espécie de trilogia que trará três histórias importantes para os livros. Não vou revelar os títulos ainda, mas posso adiantar um pouco sobre eles: um dos livros vai ser a história da Alice e do ex namorado, outro sobre o Benhur e outro sobre a Teodora (acredito que poucos lembram dela no primeiro livro, mas ela vai ser bem importante nos próximos livros).

5 - Como você lida com os elogios/criticas dos leitores?
 No começo era mais difícil receber elogios que críticas negativas. Eu sempre tenho um pensamento meio negativo quando se trata dos meus livros. Como digo a minha mãe: eu prefiro esperar o pior e ser surpreendida que ficar com expectativas altas e me decepcionar. 

6 - O que você gosta de ler? Indicaria qual livro para seus leitores?
 Se eu gosto? Acho que amar nem chega perto da minha relação com os livros (rsrs). Eu tenho muitas indicações, mas uma leitura recente que acredito que todo mundo adoraria ler é A Thousand Boy Kisses da Tillie Cole. Foi um livro que mexeu muito comigo e se tornou um dos meus favoritos.

7 - Quando escreve, no que se inspira para compor os personagens?
 Os personagens principais foram criados basicamente a base de música. Eu sempre ouço playlists aleatórias para ir descobrindo novas músicas e durante o processo de escrita isso me fez achar a identidade da Alice e do Nicholas. Outros personagens foram mais fáceis de criar, pois recebia pedidos de "me coloca no seu livro?" todos os dias e acabou que grande parte dos personagens existe de alguma maneira. E tem o caso do Ben que é 100%  igual ao original.

8 - Quem você admira no mundo literário?
 Eu tenho uma forte admiração pela Carina Rissi. Esse ano tive a oportunidade de conhecê-la e dar de presente o meu livro. Foi um dos melhores momentos da minha vida, daqueles que até meus bisnetos vão saber sobre, detalhadamente. A Carina é aquela escritora que me ajuda em todos os momentos. Os livros dela me fazem rir quando preciso e ela me inspira a acreditar que meu sonhos podem se realizar.

9 - Qual é a sua parte favorita no processo de escrita de um livro?
 Honestamente? Eu AMO quando eu chego ao ponto final do livro (rsrs). Apesar de saber que quando termino de escrever é apenas o começo de todo o trabalho para o livro chegar a ficar pronto, amo a sensação de dever cumprido no final.

10 - Como você administra a sua rotina com o Blog, Canal e seu trabalho?
 Até ano passado eu administrava muito bem isso tudo, mas esse ano tive que deixar o canal e o blog um pouco de lado e concentrar nos estudos. Estou no terceiro ano e a rotina é bem puxada. Apesar disso, consegui conciliar minhas leituras e a escrita muito bem com a rotina de estudos.

11- Muito obrigada pela entrevista, saiba que sou muito fã de seu trabalho e lhe desejo todo o sucesso do mundo. Quer deixar um recado para quem ainda não conhece seu livro e para os leitores.
 Muito obrigado, Alice!
 Quero convidar quem ainda não leu meu livro para dar uma espiadinha e ver se a história te interessa. 
 Para quem já leu: A Garota Ao Meu Lado ainda não tem data de publicação, mas se quiserem uma espiadinha na história é só ir no Wattpad e conferir os primeiros capítulos.


Um sonho?
 Viajar o mundo.
Um livro?
 A Thousand Boy Kisses (é o meu livro do momento rsrs).
Um filme?
 Amor Sem Fim.
Um seriado?
 Pretty Little Liars (é o meu seriado do momento).
Um lugar?
 Meu quarto.
Um autor (a)?
 Carina Rissi
Uma frase?
 "As melhores pessoas sempre carregam alguma cicatriz" - Nicholas Sparks.


Eu já escrevi a resenha do livro (Aqui), mas caso você queira saber onde comprar, eu separei alguns sites para vocês.

Lojas Americanas  ❥   Submarino  ❥    Saraiva  

Então é isso pessoal,
beijos e até o próximo post ♥

18 comentários

  1. Adorei reler a entrevista❤❤❤
    Ficou excelente, Alice!

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa deste livro maravilhosa e as fotos que vocês fez do exemplar, agregaram ainda mais valor. Lindo!!!!
    Achei a autora muito simpática e me identifiquei com ela quando ela disse que sempre espera o pior em relação as criticas.
    Espero poder conhecer o trabalho dela em breve!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu comentário e pelo elogio <3

      Excluir
  3. Laritza, vem cá me dar um abraço, mulher!
    Eu vi o seu livro na bienal, mas já estava pobre e não consegui comprar, então, voltou para a listinha.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a autora e eu, como uma pessoa que escreve resenhas e textos, posso dizer que concordo com ela que não é fácil escrever. Não acho que é só sentar e escrever e já era. Escrever envolve muitas coisas... (eu acho).
    Já A Thousand Boy Kisses e é um livro incrível e mexe muito, mesmo, com o leitor. Espero que o mundo leia! Adoro PLL e gostei de saber que a autora também gosta.
    Parabéns pela entrevista. Conhecer um pouco mais da autora só me deu mais vontade de ler seus livros.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virtualmente estou te abraçando, Bruna! kkkkk
      Own, que pena! Mas oportunidades não faltam. Logo vou estar realizando um sorteio na página e quem sabe você ganha, hein?
      A Thousand Boy Kisses é o meu livro do ano (talvez o da vida, viu? rsrs) e PLL é simplesmente viciante <3

      Excluir
  4. Parabéns à autora por estar na ativa, por ter acreditado no seu sonho e por ter colocado para fora seu talento! <3 Adorei conhecê-la um pouco. Nada sabia sobre ela e seu livro, mas me interessei em lê-lo só em notar o bom senso e a eloquência das respostas dela nessa entrevista. Acho que o desafio de um escritor maduro é enfrentar o tempo (ou a falta dele) como ela bem colocou. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, muito bacana a entrevista! Não conhecia a autora, mas gostei de conhecê-la, ela parece ser bem simpática <3. Eu realmente acho que ser escritora deve ser um enorme desafio mesmo, algo que nem me imagino fazendo, por isso super admiro quem consegue!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito curiosa com esse livro, já o conhecia e já vi alguns comentários bem positivos sobre ele. Não conhecia a autora mas gostei da entrevista e de poder conhecê-la um pouco. Achei super divertido que ela brincasse com Barbies e criava histórias kkkkk eu também fazia isso. Gostei das perguntas e das respostas dela, muito simpática e que mostra um carinho pelo livro que escreveu.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Sou louca pra ler esse livro! Tudo me encanta nele (premissa, essa capa maravilhosa!!)! Enfim! Adorei saber um pouco mais sobre a autora e já me identifiquei com ela nesse desenvolvimento de criatividade através de brincadeiras de Barbie. Eu também era assim e sempre inventava histórias e rumos diferentes! rs A entrevista ficou excelente!!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Já tinha visto sobre o livro da autora antes, mas ainda não pude lê-lo, por mais que queira *-* Não sabia que a autora estava planejando uma continuação, mas espero que saia logo, assim eu já leio um atrás do outro...haha' Também sonho em viajar pelo mundo. Também gosto muito da Carina Rissi ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Alice,
    Eu não conhecia a autora, mas já havia visto o livro dela em outros blosg e já li resenhas bem simpaticas a ele inclusive. porém ele não tem o tipo de premissa que me atraia, devido a isso não sei se faria a leitura. Gostei da Laritza,pelas respostas deu pra perceber que ela é um amor de pessoa, desejo a ela todo o sucesso do mundo.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. oie, adorei a entrevista, principalmente na história de que ela prefere pensar negativo e se surpreender do que ter altas expectativas e se decepcionar, esse é meu pensamento de sempre e adorei ver alguém com o mesmo. Acho que também seria meu momento preferido o ponto final do livro..

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alice.

    Não conhecia a autora, mas já havia visto o livro dela por aí. Então foi bem legal conhecer a pessoa responsável pela história. Acho a capa do livro muito bonita, a coloração está muito charmosa. Ultimamente eu tenho lido muitos livros publicados prla NS através do selo Talentos da Literatura Brasileira e sobre A Thousand Boy Kisses: tá na minha lista há um tempo, mas quero o físico e está caro! Hahahha
    A entrevista ficou ótima e espero poder ler o livro dm breve!

    Beijos
    - Tami
    htto://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela* e em*

      Tô comentando pelo cel, releve! Hahahaha

      Excluir
  12. Oiiii,
    Muito legal essa entrevista, é sempre legal conhecer um pouco mais dos autores e ver que eles são gente como a gente (talvez com um pouco mais de imaginação rs) e ainda assim são capazes de criarem histórias e universos incríveis que são capazes de nos enlouquecer e apaixonar. É legal ver que uma autora nova esta tendo a oportunidade de mostrar suas histórias a todos.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Que entrevista bacana! Eu não conhecia a autora e fiquei bem curiosa a respeito dela e de seus livros. O meu lugar favorito também é meu quarto, rs. E realmente, ser escritor é ter esse probleminha com bloqueio criativo, ter que escrever e tals, porque ligar com a criatividade é muito subjetivo né? Enfim, adorei o post! bjj

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Uau eu adorei a entrevista e conhecer um pouco mais da autora, eu sempre tive vontade de ler o livro dela e gostei muito de saber mais. Adorei e me motivou muito mais a ir atrás dele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir