Resenha: Fangirl - Por Rainbow Rowell


Autora: Rainbow Rowell  ♥  Editora: Novo século   ♥  Páginas: 421   ♥  Gênero: Romance   ♥ 


Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow, Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas capa Cath, ser fã é sua vida- e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme, Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar.

Cath tem uma irmã gêmea: Wren, as duas sempre foram bem grudadas pelo fato de serem abandonadas pela mãe quando eram mais novas. As duas sempre mantiveram um laço enorme , principalmente pelo fandom, pois ambas são muito fãs da série Simon Snow, que é composta por 7 livros. Até que, após tantos anos grudadas, Wren muda completamente e não só decide largar o fandom, como também não quer mais Cath como companheira de quarto.

Cath tem um blog na internet, onde atualizava antigamente ao lado de Wren, com fanfics onde Simon e Baz, (personagens de Simon Snow) eram gays e descobrem que se amavam, agora precisaria atualizar o blog sozinha, e além de tudo dividir seu quarto na faculdade com Reagan, uma menina super descolada e festeira. Ela não sabe viver sozinha, viver presa em seu quarto, não é muito amiga de Reagan, o que dificulta tudo, decide não contar para muitas pessoas sobre seu blog e suas fanfics, mas até que chega Levi, o atual namorado/ficante de Reagan, que sempre está lá, nas horas que Reagan não está, e Cath acaba conversando com ele e lhe contando sobre sua fanfic.     

Mas acontece que Levi fica muito próximo de Cath e acaba gostando dela, mas Cath nem percebe, está muito preocupada com Wren, que tem ficado bêbada constantemente, com seu pai, que está doente e também com a sua fanfic, que segundo ela, precisa ser terminada antes que a autora de Simon Snow publique o 8 livro da série. Então, com tudo isso para resolver, ela deixa passar em branco tudo que envolve Levi e não percebe que pode também estar apaixonada por ele.
''Era por isso que Cath escrevia as histórias. Para ter esses momentos em que o mundo deles suplantava o mundo real. Quando ela podia simplesmente cavalgar nos sentimentos dela como uma onda, como algo flutuando morro abaixo.'' 
A escrita de Rainbow é incrível. O livro é de leitura rápida e fácil, porém infelizmente eu o li de ressaca literária, mas mesmo assim aproveitei muito e quando terminou fiquei bastante triste. Não me decepcionei em nenhuma parte, fiquei surpresa em perceber que o livro não foca no romance, ele foca em Cath precisando amadurecer, sem precisar de Wren. Cath aprende a tomar suas próprias decisões, estando cada vez mas próxima do fim da fanfic, o livro também se torna muito interessante porque conseguimos nos identificar com ela, com seu amor de fã e loucuras pelos personagens do livro.

O que mais me surpreendeu foi a autora não só criar o livro ''Fangilr'' como também a série Simon Snow, que estava bem construída. Em todos os capítulos temos um trecho do livro ou de uma fanfic, o que me fez sentir cada vez mas próxima de Cath, pois assim como ela, também tinha conferido, até que fossem apenas alguns trechos de Simon Snow, e as vezes o trecho até nos da um pequeno spoiler do que vai acontecer. 
''- trabalhar com esse cliente é como fazer meu cérebro cavar a própria sepultura''
Sobre a diagramação, a capa é genial, pois mostra que enquanto Levi tenta chamar a atenção de Cath, ela está bem mais preocupada com sua fanfic. A fonte do livro é diferente, como já disse, antes de cada capitulo temos um trecho de Simon Snow ou de uma fanfic. As páginas são amarelas, com uma resistência muito boa.

Indico para todos que buscam um livro diferente, e garanto que ele não só lhe tirará da ressaca literária, mas também te deixará com aquela vontade imensa de reler e relembrar momentos da Cath, das loucuras de Wren ou Levi, que é um amorzinho.         

23 comentários

  1. Amei sua resenha, aposto que esse livro tem uma história incrível. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Arrasou na resenha!
    Já ouvi falar do livro, mas ainda não tinha lido nada tão completo igual essa resenha.
    A capa dela é tão linda, né? Dá vontade de comprar só pra ficar admirando na estante, hahah.
    Tem coisa pior do que ler com ressaca literária? Hahha.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei bastante de seus comentários, mesmo porque refletem bem o que eu mesma senti quando fiz essa leitura também. Conheci a escrita da autora por meio desse título e achei tudo maravilhoso. E é claro que é uma leitura bem rápida e também envolvente e dem desenvolvida
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    Fangirl foi minha primeira leitura do ano e meu primeiro contato com a autora. Foi amor a primeira pagina. Fangirl é um dos meus livros favoritos e a minha opinião do livro é a mesma que a sua. Sobre o Simon: A autora escreveu um livro só para ele!!! O nome é Carry On, leia por favor!!!!!

    Beijos!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o livro e gostei tanto da capa quanto da história. Gosto de livros com essa temática e achei a história desse muito interessante. Ela ter um blog foi uma das coisas que mais me agradou e gostei de ver sua opinião sobre a obra. MAs foi bom saber que tem o final assim, eu já estava pensando em ler depois de uma ressaca literária, sempre fujo de uma com livros assim, mas esse não rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Este é quase o meu livro favorito da Rainbow... Amo demais esta história!!! Como você disse, a escrita dela é incrível e não dá pra parar de ler. Mega recomendo que você leia Carry On, é maravilhoso também!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu tinha visto essa capa no Facebook e fiquei super interessada. A premissa me agradou bastante,deve ser muito difícil para protagonista largar de sua irmã gemia , mas deve ter algum motivo pelo qual a irmã fez isso.Gostei muito da sua resenha foi bem explicada e atiçou minha curiosidade .Essa capa está linda .Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei esse livro no lançamento, porque escrevo fanfictions e adorei a premissa (rs). Mas ainda não o li, acredita? Não tive tempo. Mas achei incríveeeeel sua resenha. E adorei o fato de que não há um enfoque tão grande sobre o romance, e sim sobre o amadurecimento da protagonista. Amo esse tipo de abordagem, sempre acabo torcendo pela personagem. Com certeza sua opinião renovou meu ânimo para essa leitura.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nossa, eu só li um livro da autora, e gostei bastante da narrativa dela. Eu gostei muito, achei super envolvente, daquelas que vicia. Eu preciso ler esse livro, pois quero conhecer as outras obras da autora, certeza que vu gostar dessa história também.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria!

    Poxa todo mundo que lê gosta assim como vc, este livro está na minha lista de leituras faz um tempinho, espero poder conferir em breve <3 E parabéns pela resenha super completa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Deixa eu ver se entendi: a autora criou toda uma série spin off para esse livro ou esse livro foi spin off da série ou é só uma série dentro do livro? hahaha Desculpe a pergunta, é que não o conhecia e a sua resenha foi o meu primeiro contato, e fiquei muito curiosa com a premissa. A personagem principal parece uma adolescente, o que pode fazer com que várias meninas se sintam próximas dela, o que é importante. Não sei se seria uma leitura que me agradaria muito, mas ainda assim, fiquei feliz em saber que não se foca no romance.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora colocou alguns trechos de uma série inventada por ela no livro, que é a Simon Snow, mas agora já lançou em livro separado. A Cath(protagonista) gosta dessa série de livros e faz fanfics :-)

      Excluir
  12. Olá!
    Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro e o que mais me chamou a atenção foi que ele não foca em romance e sim no amadurecimento da Cath. Acho que esse livro deu tão certo que a autora até lançou um volume sobre Simon Snow, você conhece? Mal posso esperar para ler também.
    Beijos.

    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oiiiiieeee.
    Eu AMO Rainbow Rowell, sou a louca que indica ela para todo mundo, porque essa autora é fantástica, até hoje não li um livro dela que não tenha me conquistado do início ao fim, até mesmo Eleanor & Park não me decepcionou, então super concordo contigo.
    Bjokas e fica a dica, leia os outros também!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Essa é uma das minhas próximas leituras! To bem ansiosa, porque sempre leio resenhas positivas. E eu gosto da escrita da RR, é envolvente né? É uma pena ter lido bem numa ressaca literária, mas que bom que não prejudicou em nada, né? hehe


    bj!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Maria!

    Quando li a premissa e a parte em que você detalha a história, não senti interesse em lê-lo. Porém ao saber que o enredo não foca somente no romance e que faz essa mistura das duas histórias, para que o leitor conheça os livros que a personagem Cath é tão fã, ai sim, tive o interesse de ler. Saber que a personagem amadurece e tem que enfrentar sozinha os dilemas da vida dela também.
    Colocarei na minha lista de desejados.
    Ahhh, adorei o blog. Já estou seguindo.

    Beijos Bella :*
    The House of Stories

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria Fernanda,
    Na Bienal fiquei tentada a comprar um livro da autora, mas decidi não comprar naquele momento. É uma pena, pois sua resenha me deixou bem interessada na leitura.
    Gostei de saber que o foco não é o romance, mas o amadurecimento da personagem sem um homem. Acho que muitas mulheres precisam ler e poderão tirar bons aprendizados.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Até hoje eu não li nada da autora, embora tenha uma certa curiosidade por conta dos vários comentários positivos que leio sobre os livros dela. Bom, essa não é a obra dela que mais chama a minha atenção, mas lendo sua resenha fiquei animada. Achei bacana a autora não focar no romance, mas no amadurecimento da protagonista, acho que durante tudo isso o leitor aprende bastante coisa. Enfim, parece ser uma boa leitura mesmo, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi Fê
    Eu já vi o livro pela blogosfera, eu acho, ele não faz muito o gênero que eu fique muito desejosa de fazer a leitura, mas caso tivesse a oportunidade eu faria mesmo não fazendo parte do publico para o qual a obra é voltado e correndo o risco de não me conectar com os personagens, pois algo na sua resenha me deixou curiosa sobre a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, Maria Fernanda! Que legal conhecer "Fan Girl". Já conhecia o livro "pela capa" mas a sua resenha foi a primeira que li! E gostei! :) Parece ser uma leitura divertida e por vezes enquanto eu lia parecia que via um filme! rs Gostei do seu destaque para o foco do livro, oq ue parece o diferenciar de muitos do gênero. Tenho certeza que muitos fãs de fanfics se identificarão e eu já fico aqui curiosa se cath conseguiu terminar a sua a tempo e se Levi conseguiu ganhar a atenção da moça! :)


    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Gostei da resenha. A história do livro me agradou, me identifiquei com a personagem que vive isolada no quarto escrevendo suas histórias (no meu caso eu desenho haha) e acaba deixando algumas coisas passarem devido a problemas pessoais.
    Achei a diagramação interessante e a capa bem engraçadinha e passa bem a mensagem de que não foca no romance.
    O que me deixou intrigada é o motivo de Levi ficar no quarto sem a namorada lá...
    Depois irei acompanhar o amadurecimento de Cath e ver se o Levi tenta fazer algo para chamar atenção dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Foi o segundo livro d Rainbow que li, até que gostei mas aquelas parte da fanfic confesso q pulei, tô doida pra ler os outros.

    ResponderExcluir