Resenha: A namorada do meu amigo da Graciela Mayrink

A resenha de hoje é de um livro simples, com uma história singular, mas que foi muito bem contada e pode trazer algumas reflexões aos leitores


Autora: Graciela Mayrink
Editora: Novo Conceito
Páginas: 334
Gênero: Drama/Romance

Sinopse: Quando voltou das férias de verão, Cadu não imaginava a confusão em que a sua vida se transformaria. Era para ser um ano normal, mas ele entrou em uma enrascada e está correndo o risco de perder a amizade do cara mais legal do mundo. O que fazer quando a namorada do seu amigo vira uma obsessão para você? Os churrascos da turma da faculdade talvez ajudem a esquecer Juliana, e, se depender do esforço do divertido Caveira, não faltarão garotas gente boa para preencher o coração de Cadu. Mas não adianta forçar… Quem consegue mandar no coração? Alice, a irmã de Beto, é só mais uma das dores de cabeça que Cadu tem que enfrentar. A vida inventa cada cilada! 



Cadu sempre foi muito amigo de Beto e Caveira, eles formavam o grupo conhecido como ‘’Os Três Mosqueteiros’’ mas tinha a Juju, uma menina insuportável, chata, ninguém gostava dela, mas ela sempre dizia que iria se casar com Cadu. Até que Caveira chega e o informa que Juju está se mudando para Porto Alegre, e todos ficam felizes, pensando que nunca mais veriam a garota 

Agora adolescentes, Cadu esta de férias e foi passar 3 meses com sua mãe em Florianópolis, mas na volta é informado por Caveira que Juju voltou, e agora está mais bonita, não é mais a mesma menina de antes, e está namorando o Beto

É amor à primeira vista, Cadu se apaixonada pela ‘’nova Juju’’ ( que agora prefere ser chamada de Ju) mas ao mesmo tempo se sente culpado por estar amando a namorado do seu amigo. Você trocaria seu amigo pelo amor da sua vida?
Naquele momento percebi o que estava acontecendo comigo: estava começando a me apaixonar pela namorada do meu amigo e não conseguia parar de pensar em Juliana desde que a revi
Para começar, amei como a autora mostrou a amizade, mesmo Cadu estando gostando de Ju, ele não esquece o quanto pode magoar Beto e perder sua amizade, ao mesmo tempo que não pode esconder seus sentimentos por ela. O livro possui um triângulo amoroso que mexe com o leitor, porque o livro é narrado pelo Cadu, então queremos que ele consiga cumprir seu desejo de namorar Ju, mas ao mesmo tempo acompanhamos Beto, que como melhor amigo do protagonista conta para ele como ama sua namorada, e acaba dividindo o leitor

A irmã de Beto, Alice, é apaixonada por Cadu, mas o sentimento não é reciproco, mesmo assim a garota o persegue, mas Cadu nunca namoraria ela, pois fez um acordo com seus amigos de que nenhum namoraria a irmã do outro
"Não se pode deixar nada nesta vida sem tentar, para depois não se arrepender."
O que mais gostei foi que o livro conseguiu tratar de temas, como a família, mostrando Cadu e seu pai, Beto e o ciúme pelas suas irmãs… Também conseguimos ver a amizade, como citei anteriormente, e durante a leitura iremos acompanhar os personagens em festas e bares

Juliana  não é nem um pouco inocente, Beto é obsessivo, antes era mulherengo, mas agora que está namorando sabe se controlar. Caveira é aquele amigo cúmplice, que adoro ir aos bares e não gosta de namorar, prefere ficar sem compromissos. O pai do Cadu tenta conversar com o filho e alertar sobre como é estar apaixonado pela namorado do seu próprio amigo. Cadu é um personagem normal, não achei ele super antipático, mas ao mesmo tempo não gostei de como ele age em algumas situações e nem de como ele toma decisões precipitadas

Por fim, não é uma leitura com mistério, reviravoltas tensas e todos os aspectos que deixam o leitor vidrado, mas é uma história bonitinha de acompanhar, leve, sem grandes acontecimentos.. Mas todas as cenas foram necessárias, pelo menos na minha opinião. É um livro gostosinho de ler, esperava um livro bem engraçado, mas não encontrei, não sera um livro que te deixará dando altas risadas, mas me deixou com um sorriso no rosto pela maneira como a leitura foi contada. Por fim, indico, mas não espere uma história muito complexa

11 comentários

  1. Eu ainda não conhecia o livro e gostei da premissa, mesmo achando que já sei no que vai dar o final dessa história, mesmo assim eu fiquei muito interessada. Parece ser uma leitura leve e até previsível mas que nos encanta ao ser bem escrita e desenvolvida. Gostei de saber que a amizade é mostrada dessa maneira e saber da relação com a família também.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já conhecia o livro, mas com se trata de é um lançamento bem antigo eu nunca vi resenhas sobre ele, e se vi já nem lembro mais rsrs. Adorei conhecer a história, mas confesso que fiquei decepcionado pelo livro não ter nada de inovador como grande acontecimentos e reviravoltas. Acho essa capa muito linda, mas não sei se leria o livro no momento. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia o livro de ouvir falar e tenho curiosidade para conhecer o enredo deste livro. Gostei de saber de alguns detalhes do livro, como o amigo caveira e a amizade do casal. Adoro elementos assim nos romances.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mesmo não sendo nada com reviravoltas, que nem você disse, gosto de leituras bonitinhas. E não me importo com triângulos, como a maioria das pessoas, até gosto. Então fiquei curiosa para conferir a obra!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Fernanda,
    Esse livro parece ser bem clichê, mas a construção parece ter sido bem feita. Acho muito legal quando ficamos em dúvida quando temos um triângulo amoroso em um livro. Foram poucos que me deixaram assim. Estou bem curiosa para saber o que acontece, pois gostei de saber que a Ju não é inocente.
    Mesmo sendo um livro sem grandes reviravoltas, vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas a pergunta que surge e bem enerveante! :) ahah Acho que escolheria o amigo.. Mas enfim! So se sabe na situação, não e mesmo?

    Bem, não faz muito a minha leitura, sem reviravoltas ou mistério, tensão,... Mas ainda bem que gostaste de acompanhar a historia e mesmo achaste as cenas importantes! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas vou ser bem sincera, não fiquei muito interessada em conhecer. Percebe-se que é regado em clichês e nada muito empolga. Triangulos amorosos não me agradam muito, além de serem muito previsíveis. Mas quem sabe um dia, né?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Apesar de não curtir muito histórias que envolvam triângulos amorosos, confesso que fiquei curiosa para realizar a leitura desse livro, já que ele não se trata apenas disso, mas trabalha também relação familiares e de amizade.
    Fiquei curiosa para saber se o Cadu vai conseguir ficar com a Ju, ou se ele vai se apaixonar por outra pessoa quem sabe...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não é a primeira vez que vejo uma resenha desse livro, mas ele ainda não me chamou a atenção, justamente por não ter esses grandes acontecimentos, achei uma história bem morna e por enquanto vou deixar essa dica de lado.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Amo livros assim com amores inocentes e encantadores. O livro tem uma premissa alegre e contagiante e acredito que consiga prender qualquer tipo de leitor. Quero muito ler ele, pois gosto de livros de fácil leitura e ágeis.

    ResponderExcluir
  11. ooooi
    Não conhecia nem o livro nem a autora.
    Gostei de como colocou as palavras, achei MUITO legal você citar partes do livro junto da sua opinião e não dar spoilers
    anotei a dica, adoro livros que nos fazem pensar sobre algumas coisas!
    beijos ☕

    ResponderExcluir