Resenha: O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida da Kate Eberlen


Autora: Kate Eberlen  |  Editora: Arqueiro   |    Páginas: 432   |   Ano: 2016  |  Skoob

Tess e Gus foram feitos um para o outro. Só que eles não se encontraram ainda.E pode ser que nunca se encontrem... Tess sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controle da família e descobrir sozinho o que realmente quer ser. Por um dia, nas férias, os caminhos desses dois jovens de 18 anos se cruzam antes que os dois retornem para casa e vejam que a vida nem sempre acontece como o planejado.Ao longo dos dezesseis anos seguintes, traçando rumos diferentes, cada um vai descobrir os prazeres da juventude, enfrentar problemas familiares e encarar as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo indica que é impossível que um dia eles se conheçam de verdade... ou será que não?O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida narra duas trajetórias que se entrelaçam sem de fato se tocarem, fazendo o leitor se divertir, se emocionar e torcer o tempo todo por um encontro que pode nunca acontecer.

Separados pelo destino...
E pode ser que nunca se encontrem...

Nos primeiros capítulos somos apresentados a Tess, ela está com 18 anos e viajando com a amiga Doll na Itália. Ela recebeu as notas da escola e viu que da para entrar na faculdade que tanto sonha. Tudo está em perfeito, até ela chegar em casa e se deparar com a mãe doente. 
A partir daí Tess percebe que, vai parar de sonhar tanto. Ela precisa cuidar da irmã mais nova Hope, porque o seu pai não liga para elas. Assumir todas as responsabilidades...

Também encontramos Gus de férias, mas agora com a família. Gus não está muito feliz com essa viagem já que iria com um amigo, mas e ultima hora não foi. Ele acabou indo com o Pai. Ele infelizmente perdeu o irmão mais velho a algum tempo atrás. A sua relação com o Pai não é das melhores e ainda por cima, está com dúvidas se vai cursar Medicina ou não. Já que é o Pai que insiste tanto que ele siga a carreira da família.

Tess e Gus já se cruzaram uma ou duas vezes na Itália. E também outras vezes na rua, mas nunca prestaram atenção. O livro é de uma trama sem tamanho, mas carrega esse pequeno suspense se os personagens vão se cruzar ou se conhecerem.

O livro é narrado em primeira pessoa, e isso ajudou bastante na construção dos personagens. A história se passa durante uns 16 anos (mais ou menos), e durante esse tempo vamos vendo a tragédia dos personagens. Fiquei com o coração na mão esperando o momento deles se encontrarem, mas a autora esperou até o último minuto para falar o que ia acontecer com eles.

O Primeiro Dia do Resto da Nossa Vida foi a melhor obra que Kate Eberlen fez. Ela soube nos envolver do inicio ao fim, com a história dramática de uma garota que perdeu a mãe e se abdicou dos sonhos. E de um garoto que perdeu o único irmão, e seguiu uma vida sem grandes emoções. Nós podemos nos identificar com Tess e Gus. Quantas vezes você não se esbarrou em um garoto ou garota que depois de um tempo se tornaram namorados ou até melhores amigos. 

P. S A história se discorre de maneira um pouco lenta, comparada aos livros de grande sucesso, e isso é algo que faz muitas pessoas criticarem esse livro, mas para mim isso trás mais realidade ao livro. O livro lembra Essa Luz Tão Brilhante, que também foi publicado pela editora Arqueiro. 

32 comentários

  1. Oi Alice gostei da resenha, e que capa encantadora, as fotos estão perfeitas também, não curto muito livro mas adorei saber um pouco sobre este *-* beijos ♡

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice, tudo bem?

    Esse livro tem uma capa e premissa maravilhosa *-* Sua resenha conseguiu transmitir todas as emoções que esperava. Tenho um pouco de trauma de livros que descorrem em tanto tempo, mas pelo suspense talvez daria uma chance ao livro!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  3. Oie Alice =)

    Logo no lançamento esse livro chamou bastante a minha atenção, porém fiquei na dúvida e resolvi esperar para ler algumas resenhas antes de me decidir pela leitura dele ou não.

    Mas agora, estou lendo tantas resenhas positivas que a minha curiosidade está cada vez mais rs... Como lidar?

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ps: Sem problemas compartilhar no seu Facebook ^^ Dando os créditos fico sempre muito feliz em saber que algo que eu escrevo tocou de alguma forma os leitores do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!! Esse livro me chamou atenção só pela sinopse. Achei muito interessante esse mistério todo se eles vão se conhecer de alguma maneira ou se notarem né. Parabéns pela resenha! Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi,
      Sim, a sinopse foi o que mas chamou a atenção. A autora soube envolver todos nessa trama/suspense, isso foi a melhor parte. Ela não deixou ninguém na mão ♥

      Beijoss

      Excluir
  5. Olá, Alice.
    Eu quero ler esse livro desde que vi o lançamento. Sem ler o livro ainda já estou agoniada para saber se eles se encontram ou não hehe. Parabéns pelas fotos lindas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alice!

    Confesso que fiquei muito interessada para ler esse livro. Amo essas histórias que vai prendendo o leitor através da suspende do enredo. O que acontece com Tess e Gus? rs Curiosa!

    Amei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Esse livro realmente chama muito a atenção , e eu atenção te pensei em solicitar a obra, mas acabei optando por outra. Veja agora pela a sua e a de diversas resenha que eu já li, que a obra aparenta ser realmente muito boa. O fato do livro se desenrolar de forma lenta realmente encimada muita gente. Enfim, espero poder ler em breve e saber se eles vão se cursar mais vezes e não notar isso kkk. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice, tudo bem?

    Ando lendo muitas resenhas positivas do livro, ainda não li, mas bom saber que a obra está agradando e que é o melhor da autora!

    Adorei a resenha e as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alice!
    Que bom que também gostou desse livro. Eu li há pouco tempo e adorei. O desenrolar é mais lento mesmo, mas achei um livro bem maduro. Quando vi a capa e o título, achei que seria só mais um YA bonitinho.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Olá Alice,
    Comecei a seguir o blog hoje, parabéns pela resenha, eu quero muito ler esse livro.
    Quase o solicitei para a editora, mas sabe quando fico com o pé atrás por não ter nenhuma recomendação? Mas agora sei que posso ler sem medo!
    Beijos e voltarei mais vezes
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, entendo você completamente. Também fiquei com um pé atrás quando solicitei, mas me lembrou tanto Simplesmente Acontece que acabei pedindo. E não me arrependo :)

      Beijos

      Excluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gosatste assim tanto e o consideraste o melhor da autora! :) (também não conhecia a autora... ahah)

    Bem, adoro quando os livros nos prendem coma historia dos personagens e nos envolvem do inicio ao fim!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Acredita que muita gente não gostou do livro? Disse que foi monótono e chato, então a sua resenha foi a primeira que vejo de forma positiva. Não é um livro que eu leria no momento, mas tenho anotada a dica dele aqui para ler no que vem. Adorei sua resenha e epero gostar desse primeiro contato com a autora.

    beijos :D

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    não conhecia o livro, mas curti a resenha, mesmo achando bacana, não leria no momento, pois não é meu estilo de leitura.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Estou LOUCA para ler esse livro. Tipo, LOUCA mesmo. Essa obra parece ter um atrativo que não sei explicar. É como um imã que me atraí. Gostei de saber que a história tem uma premissa mais lenta e acho que isso traz mesmo mais realidade.
    Fiquei mega curiosa agora para saber o que acontece com os personagens no decorrer da trama.
    Adorei sua resenha e as fotos. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Este livro tem conquistado os leitores, eu não esperava tanto da história e com tantas resenhas positivas decidir ler em breve.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. 16 anos só no talvez? Acho que eu entraria em colapso lendo isso...
    A trama deve estar bem construída para poder segurar o leitor até o fim sem deixá-lo cansado dos talvez. Fora que a curiosidade tem que ser bem aguçada sem cair na chatice.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi várias blogueiras comentar sobre essa história. Ainda não estou convencida de que é meu estilo, mesmo assim, parece ser bem envolvente :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei a resenha, ainda não tinha lido nenhum sobre essa obra e já fiquei interessada na leitura também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Vou baixar o livro (Porque não dá tempo e nem tenho dinheiro agora para comprar) e vou ler nas minhas férias que se tudo der certo vou tirar meus livros que preciso ler do atraso!
    Amei a resenha e super me interessei, com certeza vou ler!
    Escritas de Verão

    ResponderExcluir
  20. Oi Alice, tudo bem?
    Quero muito conhecer essa história pois acredito um pouco nessa ideia de esbarramos nas pessoas às vezes por aí e depois de um tempo ela se tornar alguém muito importante em nossas vidas. Deve ser triste visualizar todo o sofrimento e perdas que esses personagens passam e precisam lidar, e creio que esse livro iria me deixar ansiosa também para saber em que momento eles finalmente iriam se encontrar. Espero ler em breve, adorei a resenha.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?? Adorei sua resenha. Seu blog é um amor <3 Eu já li esse livro e também adorei. Uma obra delicada, envolvente e surpreendente. Os personagens são encantadores e fiquei torcendo por ambos, tanto para que as coisas dessem certo em suas vidas como para ficarem juntos. O final foi perfeito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, primeiramente fiquei surpresa porque essa é a primeira resenha que eu vejo do livro que traz uma opinião positiva. Como você mesma falou, o ritmo lento dele faz com que muitos o critiquem e é algo que para mim não me agrada... Eu sou um pouco ansiosa e não gosto de enrolação, mesmo que isso traga um toque mais real. Então eu sei que isso seria algo com o qual me estressaria, no entanto, foi bem legal ver um outro lado da obra que eu não conhecia até o momento, que são as vidas dos dois. Achei algo bastante profundo e interessante e graças a Deus é em primeira pessoa. Você me fez repensar se eu leria o livro, vou manter sua opinião em mente ao pensar sobre!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Esse livro parece ser tão triste, mas fiquei curiosa para saber como é a vida dessa personagem depois de abandonar o seu sonho para assumir o controle da família, é algo muito difícil de se fazer e acho que irei me emocionar muito com a história dela. Desanimei um pouco quando vc disse que a história é um pouco arrastada, mas acho que vale a pena tentar. Obrigada pela dica.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Posso te dizer uma coisa, de todos os casais literários de 2016, Tess e Gus foi o que mais me conquistou. Apesar da estória ter um desenvolvimento lento e ficarmos meio que ansiosos por cada encontro do casal, ele conseguiu me tocar como tocou você. E sim, é um dos melhores livros da autora, por toda simplicidade de nos trazer personagens singelos mas ao mesmo tempo muito fortes. Eu li e depois desta sua impressão, preciso reler e perceber ainda mais coisas que deixei passa. Parabéns pela sua resenha.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e achei a proposta dele muito interessante e BEM diferente do que vemos normalmente no gênero. Fiquei feliz de ler sua resenha, pois me parece um tipo de livro que vai me emocionar bastante e me deixar bem angustiada pelo visto também. Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi. Tudo bem?
    Eu geralmente não me empolgo muito com livros desse gênero, mas tenho que dizer que me interessei particularmente por esse livro. Não sei achei legal essa ideia do autor de criar dos situações paralelas, acho que deve ser incrível conhecer cada um dos personagens. Embora é normal que as pessoas devam ficar nessa expectativa se os dois vão se encontrar, eu acho que ficaria bem mais feliz com a história se esse encontro não acontecesse. Para mim saber um pouco mais sobre a vida de cada um já bastava. Pretendo ler para saber qual foi a saída que a autora deu para o livro. Gostei bastante da resenha e adorei conhecer mais sobre o livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas não tinha me chamado a atenção. Achei que era apenas mais um romance e nada mais. Mas agora vejo o meu erro.
    Gostei bastante da sua resenha e de como ela me envolveu. A temática do livro é algo que eu não estou acostumada a encontrar e isso já me chamou a atenção.
    Mesmo assim, toda a expectativa de que eles vão ou não se encontrar acabaria comigo, então não sei se irei ler ou não.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?

    Este livro é um amorzinho e infelizmente não pude conferir ainda!

    Gostei muito de conferir suas impressões, o que atiçou ainda mais a minha curiosidade e desejo por esta obra!

    O primeiro dia do resto da nossa vida tem uma premissa bem legal e espero não decepcionar minhas expectativas que tenho para a história!

    Parabéns pela resenha!

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Sabe que desde que eu vi esse livro pela primeira vez eu sinto que quero ler ele urgente. Eu adorei saber que ele se trata de assuntos mais adolescentes e achei que a trama parece muito envolvente. Com toda certeza vou ir atrás para ler o quanto antes. Meus parabéns pela sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir