Entrevista com Alice Raposo + Parceria

by - fevereiro 05, 2017

Oi oi gente,
O post de hoje é um que faz um bom tempo que não posto. Que é uma entrevista...
A autora da vez é a fofa da Alice Raposa. 

Sobre a autora: Alice Raposo, se considera uma pessoa determinada e sonhadora. Afinal, o que seria de nós sem o sonhos para levar a vida com beleza. Sempre gostou de escrever peças de teatro e poemas. Estes estão alguns na pagina Alice no País da Poesia – Alice Raposo no Recanto das Letras. Aquelas, ela escreveu várias na adolescência, algumas apresentadas sob sua direção na igreja, outras ela também participou atuando.

Cursou até o quinto período de Odontologia. Depois cursou Direito e pós em Direito e Processo do Trabalho. Adora viajar em terras, mares, ares e imaginação. Procura escrever de uma maneira simples e de fácil entendimento, e isto tem agradado os leitores.

Sobre suas obras: Maria do Sol, foi meu primeiro livro  publicado, é um drama repleto de mistérios e suspense. Busco fazer um alerta para a importância da relação dos pais com os filhos. Demonstrando como a falta de diálogo na família pode trazer consequências trágicas e traumáticas que se prolongam pela vida.

Em busca do Príncipe (não) Encantado, meu continho de fadas moderno, é o segundo livro publicado primeiramente em formato ebook no site da Amazon. Trata-se de um livro infantojuvenil que aborda a vida da personagem Maria Flor, uma jovem sonhadora que sonha em encontrar um príncipe com todos os encantos dos contos de fadas. Abordo outros temas do cotidiano juvenil que são revelados ao longo da leitura. Há um outro tema, um pouco triste, que também é tratado, mas acho de fundamental importância nos dias atuais.

Bom, agora que já conhecem a autora e seus livros publicados, vamos ver como ela se inspira para compor os personagens e como administra a sua rotina.

1- O que te inspirou a escrever o seu livro Maria do Sol? 
Em 2013 eu tive um sonho. Achei interessante e fiquei o dia seguinte lembrando dele. Resolvi guardar a ideia e escrevi um email com o teor do sonho em duas linhas e mandei para mim (rs). Pronto! A ideia do sonho estava guardada. Algum tempo depois eu escrevi um conto de duas páginas. Mostrei para família toda, claro! Depois disso, eu aumentei mais um pouco e o guardei. 
Em 2015 meu irmão, que também é escritor, me disse que teria um concurso de contos. Procurei minha Maria do Sol, mas ela era muito grande. Foi quando eu escrevi “Buracos no Tempo” e “ Caminhos”, ambos ebooks publicados na Amazon.
Como disse, eu tinha um sonho que se transformou em um conto, mas o conto estava muito maior do que eu esperava. Foi quando meu outro irmão, que é músico, disse que a história da Maria do Sol era muito interessante que seria melhor transformar em um livro. 
E foi assim que agora temos nossa Maria do Sol,


2- E o que te fez seguir com a carreira de escritora?
Na verdade, eu sempre escrevi poemas, alguns contos e peças de teatro. Tornar-me escritora foi algo que foi acontecendo. Dizem que o rio só corre para o mar, que o nosso destino nos alcança. Acho que foi isso que aconteceu... Tudo foi se encaixando em minha vida e acabei por publicar o primeiro livro. Já tenho o segundo publicado em formato ebook e já tenho outro finalizado. Tenho um que foi escrito faz uns cinco anos, tenho que finalizá-lo.  

3- Qual foi o maior desafio que você encontrou na carreira de escritora, até o momento?
Maria do Sol tem o selo da Fundação Quixote, que é a fundação responsável pelo Salão do Livro do Piauí. Para mim isso foi maravilhoso. Eu tive todo o apoio do meu editor o professor Luiz Romero que é da Fundação Quixote. Mas o maior desafio de todo escritor e decidir se publica seus primeiros livros por uma editora ou independente. Depois é o desafio de encontrar uma editora que se comprometa a publicar o livro e ter uma boa divulgação, pois a maior dificuldade é convencer o leitor a ler o nosso livro. Haja vista há milhares no mercado. 
Precisamos de mais oportunidades e facilidade no mercado editorial para os escritores nacionais consigam publicar suas obras. 


4- Quais são os seus próximos projetos ♥ ?  
Tenho publicado a Maria do Sol, formato físico e ebook. Tenho livro Em busca do Príncipe (não) Encantado, em formato ebook na Amazon.
Próximos projetos, eu tenho o livro que é ficção científica. Esse eu vou divulgar depois que foi feita a primeira revisão.
Já comecei escrever outro que é um drama. Acho que os leitores vão gostar, tem drama e comédia.
Tenho também que fazer a continuação de Em busca do Príncipe (não) Encantado.
Ideias eu tenho para meus leitores, falta tempo! Mas eu vou conseguir esse lindo para escrever os livros!

5- O que você gosta de ler? Indicaria qual livro para seus leitores?
Gosto de ler drama, comédia, ficção científica, aventura e literatura gospel. Nárnia do C. S. Lewis, Dom Casmurro do Machado de Assis e Somos Todos Inocentes do O. G. Rego de Carvalho.

6- Quando escreve, no que se inspira para compor os personagens?
Bem, a Maria do Sol foi um sonho que eu tive. Como já mencionei, do sonho fiz um conto, do conto o livro Maria do Sol. Já Em busca do Príncipe (não) Encantado surgiu no meio de uma conversa com amigas do trabalho. Estávamos falando sobre relacionamento e eu brinquei que não havia homens perfeitos, nem mesmo nós éramos. Assim veio aquela luz e eu disse que escreveria um livro com esse título. Naquele dia eu não tinha qualquer noção de como seria a história da nossa Maria Flor, mas logo depois tirei férias. Debrucei-me sobre o notebook e nossa história surgiu.

7- Qual é a sua parte favorita no processo de escrita de um livro?
Amo todas as etapas do processo da escrita. O ato de escrever, o ato de editar o livro, o ato de publicar e o ato de divulgar.
Amo o contato dos leitores e o carinho que eles me dão após a leitura do livro. 

8- Quem você admira no mundo literário?
Vou me ater aos excelentes exemplos da nossa literatura nacional. Machado de Assis, O. G. Rego de Carvalho e Augusto Cury.

9- Como você administra a sua rotina de escritora com o Trabalho?
Confesso que estou com muitas ideias para conciliar com o trabalho e o estudo. Mas já estou me organizando para poder dar conta. 
Acho que temos que nos concentrar numa rotina para podermos dar atenção a tudo que pretendemos fazer.

10- Muito obrigada querida pela entrevista, e lhe desejo todo o sucesso do mundo. Quer deixar um recado para quem ainda não conhece seu livro e para os leitores.

Eu que agradeço a oportunidade de poder ser entrevistada por você!
Ler é encantamento. Eu convido quem ainda não leu a Maria do Sol, a adquirir o seu e conhecer o mundo do Pedrinho e da Maria do Sol. Confesso que usei todo meu amor e carinho para fazer um livro gostoso de ler. Há mistério, há romance e há comédia.
Para quem já leu, eu deixo todo meu amor e carinho. Beijinhos na ponta do nariz. Peço, que me deem feedback da leitura. Entrem em contato quero saber quem leu, o que achou, o que esperavam, o que gostaram, o que não gostaram...
No mais, força, fé e foco!
Paz e Luz!
Alice Raposo. 



Bate e Volta:

➸  Um sonho? 
Vou sonhar bem alto! rs
Que cada cidade do Brasil tenha ao menos um leitor da escritora Alice Raposo
➸  Um livro? 
Narnia, C. S. Lewis
➸  Um filme? 
Interestelar
➸  Um seriado? 
Gilmore Girls
➸  Um autor (a)? 
Machado de Assis
➸  Uma frase?
Só o rio não recua, mas morre afogado no mar (Desconheço o autor)

Então pessoal é isso, espero que tenham gostado da entrevista e caso queiram conhecer mais sobre a autora vou deixar o link das redes sociais da Alice. Em breve sai resenha do livro Maria do Sol.

Instagram  |  Fanpage  |  Twitter  |  Blog  |  Site  |  Skoob  |  Onde encontrar os livros

Beijos e até o próximo post.

You May Also Like

37 comentários

  1. Oiii Alice

    POxa, estamos aqui entre três Alices....haha
    Parabéns pela entrevista, ficou linda e as perguntas foram ótimas. Não conhecia a autora, desejo muito sucesso à ela e tb ao seu blog que tá lindo demais

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Primeiramente, gostaria de lhe dar os parabéns por essa entrevista. Acredito que posts com esse são muito importantes para a divulgação do autor e de seu desenvolvimento na area. Adorei poder conferir as perguntas e respostas, ambos ficaram ótimas. Sucesso pela parceria!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Entrevista bem interessante, gostei de saber a respeito da autora. É bom saber como pensam e o que os levou a a escrever, acho bem curioso.
    Parabéns também pela parceria. Sempre engrandece a blog.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alice!
    Fiquei um pouco confusa no início do post. Você começou falando da autora e logo depois foi a fala da própria autora sem aviso prévio. Até achei que fosse você que tinha escrito o livro. rsrs...
    Tenho alguns contos de romance e a maioria vieram de sonhos assim como da Alice.
    Gosto bastante de ficção-científica, então com certeza ficarei de olho quando surgir o novo livro da autora.
    Ah! Adorei o filme "Interestelar" também.

    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Parabéns pela parceria! Adorei a entrevista... Gosto também desse "bate e volta", haha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice!

    Antes de qualquer coisa, gostaria de dar os parabéns pela parceria. Desejo muito sucesso às duas.
    Bem, eu já conhecia a autora, ela é parceira do meu blog também e já li seu livro também.
    Adorei acompanhar essa entrevista e conhecer um pouquinho mais sobre a Alice, ela é realmente uma fofa. Este tipo de matéria é ótimo para ficar mais ligados aos autores que estamos lendo.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice! Não conhecia a autora, mas adorei a entrevista e as respostas dela! Em busca do Príncipe (não) Encantado parece ser um livro bem bacana <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Que autora fofa, não? Gostei do modo como ela soou didáticas nas respostas, sempre certinha ao dizer claramente o que pensava. Eu não a conhecia, mas me interessei por Maria do Sol por saber, agora, que ela tentou trazer a importância do relacionamento entre pais e filhos, do diálogo e das consequências na sua ausência. Parabéns pela entrevista.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?
    Já vi bastante o livro dessa autora por ai, mas ainda não tive a oportunidade de ler eles, mas amei a entrevista e conhecer um pouco mais sobre a Alice, estou de olho nos livros dela não é de hoje, espero ler eles ainda esse ano!
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista e achei a autora muito simpática. O que mais gostei foi ela dizer que a inspiração veio de um sonho e caramba, que coisa forte, eternizar algo tão subjetivo. Isso me deixou ainda mais curiosa pra conhecer a trama.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu acho entrevistas sempre bacanas de se ler pois mostra o carinho de cada autor em respostas aos seus leitores rsrs. Eu já conheço a autora e inclusive eu a acompanho no Instagram, mas infelizmente não tive a chance de ler a sua obra. Sobre essa frase que ele lá deixou ao final, nossa, que linda. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi! Não conhecia a autora ainda, mas ela parece ser super fofa! Além disso, super me identifiquei com os gostos literários dela, e escolher Narnia, como favorito, é muito amor, fala sério! *--* hahaha
    Que coisa estranha, um sonho tê-la inspirado a escrever. Parece até uma mensagem subliminar \o/
    Sucesso pra vocês! Vou aguardar sua resenha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Adorei a entrevista! Apesar de não conhecer a autora, amei saber um pouco sobre a obra dela e de onde surgiu a inspiração para escrevê-las. Além disso, só dela responder "Gilmore Girls" na pergunta sobre um seriado, já senti uma identificação hahaha.
    Adorei as sinopses dos livros dela e fiquei curiosa para ler os dois!
    Parabéns pela entrevista e pela parceria. Muito sucesso para vocês!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, conhecia a autora mas não tinha ligado nome à obra hahaha. Bacana ela ter tido a inspiração para um dos seus livros em um sonho, deve ser bem louco acordar com uma ideia na cabeça.
    Espero que o sonho da Alice se realize de uma forma maior ainda. Sucesso para ela, beijos!



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  15. Caramba, não conhecia a autora mas amei conhecê-la, amei a resenha e a foto que você tirou do livro ficou muito fofa. Parabéns pela parceria, que renda bons frutos!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  16. Olá,tudo bom?
    Não conhecia a autora e seus livros, mas, só pela entrevista dela e por citar Machado de Assis como pessoa que admira no mundo literário, ela já ganhou meu respeito! rs Sou apaixonada pelas obras do Machado <3 Outra coisa que curti saber é que o livro dela foi inspirado em um sonho e que foi um projeto que foi nascendo aos pouquinhos - primeiro algumas linhas, depois um conto e por fim um livro! Adorei a entrevista e espero poder ler algo da autora em breve!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Alice!!
    Parabéns pela parceria e que seja duradoura! Não conheço muitos autores nacionais da atualidade e através dos blogs estou descobrindo vários livros que quero ler e autores promissores, adorei a entrevista, sucesso para as duas Alices
    Parabéns pelo blog <3
    Beijos,
    http://leiturasdeverao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice,

    Adoro visitar tu blog e ver o espaço que tu cede aos autores nacionais! Isso é tão importante para nós e nosso trabalho! Vou te agradecer mais uma vez por isso! E desejo todo sucesso a autora!
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Já ouvi falar da autora e de seu livro, e fiquei encantado que a inspiração para a história, veio de um sonho, isso deixa tudo mais interessante. Gostei de como ela se inspira e como trabalha o seu processo de escrita de uma forma tão cuidadosa. obrigado por nos trazer um pouco mais da autora.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Primeiramente, parabéns por mais essa parceria, que ela traga muitos bons frutos para ambas as partes! Ainda não conhecia a autora e nem a obra, mas lendo essa entrevista fiquei com bastante curiosidade em conhecer, já que adorei ver suas inspirações. Vou ficar de olhos nos projetos futuros também!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Adorei a entrevista, está bem direcionada com perguntas pertinentes e percebesse o carinho da autora nas respostas.
    Adoro conhecer através de entrevistas novos autores, dão mais intimidade e animo para conhecer os livros.
    Fiquei curiosa com o livro da Alice e vou procurá-lo para ler.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  22. Oi, parabéns pela parceria! Eu sempre amo quando vejo que cada vez mais pessoas estão indo atrás e conhecendo mais sobre a literatura nacional, é tão incrível. Eu não conhecia a autora e suas obras, mas achei bem interessante o que eu pude saber dela por aqui e também sobre suas obras. Já até guardei o nome de alguns para comprar para a minha afilhada, porque acredito ser ideal para ela ler... Amo entrevistas, porque assim a gente conhece mais sobre o autor e como ele desenvolve tudo que está a sua volta, então realmente é bem legal. Amei a entrevista e espero para ver suas impressões sobre a obra!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  23. Olá ♥
    Não conhecia a autora nem suas obras. mas que mulher mais fofa,e educada. Adorei as respostas dela sempre bem colocadas. Achei super bacana a inspiração dela ter vindo de um sonho. Achei a premissa dos livros bem legais e um tanto instigante. Muito bom vê que a nossa literatura está ganhando espaço, parabéns ao blog pela parceria que seja longa e duradoura, e sucesso para autora ♥

    ResponderExcluir
  24. Oie, bacana a entrevista, eu nunca tinha ouvido falar na autora e já fiquei curiosa para conhecer maria do sol. Algo que achei bacana foi a família dela dar tanto apoio, isso é extremamente importante.

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Não conhecia a autora, mas gostei muito da entrevista. Principalmente pelo fato da autora ter sonhado com a história, comigo já aconteceu isso diversas vezes e o resultado foi justamente um livro lançado. Fiquei curiosa para conhecer a história da Maria Sol e vou aguardar sua resenha.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  26. Olá Alice!
    Adorei conhecer a autora e a forma simpática como ela responde as perguntas. Fiquei bem contente por saber que a ideia do livro saiu de um sonho e que virar autora foi consequência. Vejo que muito isso acontece com os autores.
    Vou compartilhar do sonho dela e torcer para que seja realidade.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  27. Ooi,
    Não conhecia a autora nem o livro mas adorei a entrevista! Muito legal ela ter começado a escrever por causa do sonho e espero que ela continue escrevendo. Não conhecia o livro mas vou ficar esperando pela resenha!

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  28. Oi!

    Que delícia de entrevista. ADoro conhecer autores através dessas entrevistas, a gente sempre descobre coisas bem diferentes sobre eles. Esse lance de sonhar com algo e passar para o papel, já houve comigo. Muito massa, haha. Não conhecia as obras dela, mas quero saber mais com as resenhas. Ficarei de olho. :)

    Parabéns pela entrevista e pela parceria! :D

    bjs!

    ResponderExcluir
  29. Oie
    Muito legal a entrevista, é sempre legal podermos conhecer melhor os autores nacionais, muito legal parece ser o livro, acho que ainda não conhecia

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oiee, primeiramente parabéns pela parceria, ainda não conheço a autora e espero poder acompanhar seus livros por aqui!

    Bjs Jany

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  31. Que legal que a ideia surgiu de um sonho, HP também nasceu assim.
    Não conhecia a autora, mas gostei muito da entrevista e achei a autora muito fofa.
    Espero que ela faça muito sucesso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Eu não conhecia a autora e é por isso que amo entrevistas, pois nos permite conhecer bem melhor o escritor e suas inspirações. Eu amei as respostas da autora, amei conhecer seus sonhos, inspirações e indicações. Parabéns e sucesso para ela e para o seu blog.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  33. Oiee ^^
    Encontrar uma editora que se comprometa em divulgar o trabalho do autor deve ser mesmo uma das coisas mais difíceis :/ eu ainda não conhecia a Alice, mas gostei dela e das premissas de seus livros, fiquei curiosa...haha' Achei interessante o livro ter "nascido" de um sonho, deve ser bem difícil colocar um sonho no papel. Eu já tentei e falhei...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a autora e gostei muito de conhecer, pois deu para perceber que se trata de uma pessoa simpática e determinada mesmo. Bom, as obras dela chamaram a minha atenção, principalmente a primeira por ela abordar o problemas que a falta de diálogo na família causa. Achei bem bacana ela ter criado uma história a partir de um sonho. Enfim, que ela faça muito sucesso e um dia tenha pelo menos um leitor em cada cidade.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  35. Não conhecia a autora!

    Gosto muito de ler entrevistas, nos aproxima mais dos autores que tanto nos encantam com suas histórias. Interessante saber como suas histórias nasceram - como a história de Maria do Sol ter vindo em um sonho. Gostei do bate-volta!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Interestelar e Gilmore Girls, o que dizer da Alice que eu mal conheço e já considero muito? Hahaha ela parece ser um amorzinho de pessoa, adorei a entrevista, principalmente saber como foi o processo de criação do livros, o apoio da família e tudo mais.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir