Entrevista com Clara Savelli + parceria


Carioca da clara. Vive no seu próprio céu de diamantes. Gosta de pensar que é padawan da Meg Cabot, ainda que prefira o lado negro da força. Fez duas faculdades ao mesmo tempo, mas não tem um vira-tempo. Enquanto espera o convite de Zordon para fazer parte dos Power Rangers, passa o tempo livre escrevendo livros.

Clara Savelli é carioca, nascida em Outubro de 1991. Uma mulher de mil e uma utilidades: escritora, bacharel em Relações Internacionais e advogada. Vencedora do Prêmio NRA 2009 nas Categorias "Melhor Livro Não-Concluído",
"Melhor Autora" e "Melhor Entrevista" Vencedora do Prêmio Paulo Britto de

Literatura 2011 na Categoria Prosa. Menção Honrosa no Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso 2012. Vencedora do Wattys 2015 e do Wattys 2016. Autora de Mocassins e All Stars (Link), Acampamento de Inverno para músicos (nem tão) Talentosos (Link), Tiete!, Chinelo e Salto Alto e diversos contos. Colunista semanal do blog Psicose da Nina, da Woo Magazine e redatora da Revista Publiquei!

1 - O que te inspirou a escrever o seu livro " Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos e Mocassins e All Stars"? 

Eu me inspiro com pequenas coisas do cotidiano, então é difícil dizer que o livro todo veio de um lugar só, rs. Eu tive a ideia central de Mocassins e All Stars enquanto eu estava lavando louça (por mais estranho que isso possa parecer) e a de Acampamento eu creio que foi fruto de muitos filmes da Disney (eu era fã incondicional de High School Musical). 

2 - E o que te fez seguir com a carreira de escritora?

Sou obrigada a dizer que não sei? Sinto como se eu já tivesse nascido com essa ideia na cabeça! Quero ser escritora desde que eu me lembro por gente. Minha mãe diz que eu gostava de inventar histórias mesmo antes de aprender a escrever – contava oralmente mesmo! Eu sinto como se fosse quase necessário para mim escrever e fazer isso como o grande motivo da minha existência. Tipo ar. Sem exageros.

3 - Qual foi o maior desafio que você encontrou na carreira de escritora, até o momento?

São vários!! Eu escrevi uma coluna sobre os cinco maiores desafios que eu enfrentei até agora na minha carreira para o blog Psicose da Nina, onde sou colaboradora. Eu já comecei minha carreira meio aos trancos e barrancos, com uma editora complicadíssima na primeira edição de Mocassins e All Stars! O bom é que todo desafio nos deixa mais fortes quando o ultrapassamos! Sou grata! Quem quiser ler, a coluna é essa: Psicose da nina  💕

4 - Quais são os seus próximos projetos? ♥ 

VÁRIOS! Minha cabeça não para nem um segundo! Tenho uma pastinha no computador desde sempre com algumas possibilidades de futuros projetos... Por enquanto estou postando Chinelo e Salto Alto, um livro muito amorzinho, no Wattpad. Depois dele, quem sabe? Vou abrir a pastinha e pensar um pouquinho! Ou, quem sabe, abrir uma nova enquete e pedir mais uma vez a opinião dos meus leitores maravilhosos.

5- O que você gosta de ler? Indicaria qual livro para seus leitores?

AMO! Se um escritor não gosta de ler, tem algo errado! Leio desde sempre e todos os gêneros, mas meu preferido será sempre romance adolescente (Young adult), ainda que eu já não seja mais adolescente faz um tempinho!!! Eu indico qualquer livro da Meg Cabot, que é minha autora favorita e grande inspiração! Também indico “Três Metros Acima do Céu”, do autor Federico Moccia, que é um dos meus livros favoritos!

6- Quando escreve, no que se inspira para compor os personagens?

Em tudo! Sou inspirada pelas pequenas coisas! Um filme que assisto, uma música que eu ouço, uma conversa entreouvida na fila do mercado...  Acho que a dica é deixar a mente solta e aproveitar as brechas que a vida te dá para soltar a imaginação e voar alto.

7- Qual é a sua parte favorita no processo de escrita de um livro?

Aquele frio na barriga gostoso que dá quando você tem uma ideia maravilhosa e não vê a hora de sentar e escrevê-la. Simplesmente amo essa sensação! Ou quando os personagens fogem completamente do meu controle e do meu planejamento e fazem coisas inusitadas. Eu me divirto sendo mera figurante das minhas histórias. Elas praticamente se escrevem sozinhas, quando eu estou dedicada!

8 - Quem você admira no mundo literário?

Nacionalmente, sou muito fã da Thalita Rebouças. Acho que hoje o mercado nacional de livros só está melhor e evoluído graças a batalha dela e de outros escritores igualmente talentosos e esperançosos. Internacionalmente, vou sempre admirar a J.K. Rowling. Inclusive, toda vez que estou me sentindo triste ou particularmente desmotivada, vou até o Netflix e assisto o filme sobre a vida dela: “Magia Além das Palavras”. Fora isso, Meg Cabot, é óbvio! E Aimee Oliveira, minha melhor amiga e uma das escritoras mais talentosas que eu conheço!

9 - Como você administra a sua rotina de escritora com o Trabalho?

Hoje eu tenho a sorte de trabalhar exclusivamente com literatura e produção textual. Há alguns meses pedi demissão do meu trabalho regular, como advogada e internacionalista, e hoje me dedico praticamente exclusivamente à literatura. Acordo cedo, troco de roupa e sento no meu home office, focada. O trabalho de escritor vai muito além de escrever os livros – na verdade, na minha opinião, essa é a parte mais gostosa e mais simples. Nós temos que nos preocupar com divulgação, com conteúdo e com fidelização dos leitores! Investir na marca Clara Savelli demanda muito tempo. Minhas principais receitas hoje vêm da venda de livros (físicos e ebooks, na Amazon), de eventos que sou chamada para palestrar com cachê e de trabalhos esporádicos que faço com produção de texto, revisão e edição para algumas empresas ou pessoas (então, se você tiver um, me chama!).

10 - Muito obrigada pela entrevista, e lhe desejo todo o sucesso do mundo. Quer deixar um recado para quem ainda não conhece seu livro e para os leitores.

Pessoal, muito obrigada por terem lido até aqui! Tomara que vocês tenham gostado e espero que eu tenha sido útil! Obrigada, meus leitores queridos! Vocês são o motivo pelo qual eu fico tão feliz escrevendo! E você, querido leitor desse blog, que ainda não conhece meu trabalho, que tal conhecer? Ficarei mega honrada!

Alice, muito obrigada pelo espaço e pela oportunidade! Fico mega feliz e desejo muito sucesso para você e para o blog.


Bate e Volta:

➸  Um sonho? 
Conseguir levar meus livros para as livrarias de todo Brasil.
➸  Um livro? 
Três Metros Acima do Céu
➸  Um filme? 
Independence Day e Casamento do Meu Melhor Amigo
➸  Um seriado? 
Friends ou How To Get Away With Murder
➸  Um autor (a)? 
Meg Cabot!

➸  Uma frase? 
“O tempo não envelhece a alma do sonhador” (autor desconhecido)

Para saber mais sobre a autora vou deixar o link das redes sociais dela.

Site Oficial   |   Instagram |  E-mail: contato@clarasavelli.com    |  Twitter   |  Facebook  |  Youtube

Então é isso gente, espero que tenham gostado. 
Beijoss e até a próxima.

39 comentários

  1. Oi, Alice!
    A Clara parece ser a simpatia em pessoa.
    Dei uma olhada nos livros dela e faz muito meu estilo. Espero que a parceria entre vocês traga bons frutos.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras
    Sorteio Literário de Carnaval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!
      Feliz de saber que você também gosta desse estilo de livros! Sou tão apaixonada por ele que até resolvi escrever, hahaha <3
      Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  2. Olá, Alice.
    Que legal, parabéns pela parceria. Eu não li nada da autora ainda, mas já li algumas resenhas do seu livro. Gostei bastante do que a autor falou sobre um escritor ter que gostar de ler. Outro dia li uma entrevista com um autor que disse que não lia até recentemente e que agora ainda lê muito pouco. Achei meio esquisito hehe. Achei a entrevista bem bacana.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Olha, é minha opinião, né! O que eu sei é que gostar de ler (e ler muito) também me fez uma escritora melhor :) Obrigada pelo comentário! Beijocas

      Excluir
  3. Parabéns pela parceria, que os dois lados ganhem muito com isso e que o blog fique recheado de divulgações maravilhosas e resenhas instigantes!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ivi! Sucesso para todas nós!

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?

    Parabéns pela parceria! Que ela traga coisas boas para as duas!
    Eu não conhecia a Clara e fiquei abismada sobre isso. Ela é uma autora premiada e deveria ser mais divulgada! Pelo jeito ela escreve muito bem e fiquei curiosa para ler o livro "Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos", pois também sou adoro High School Musical e os filmes da Disney, rs. E fiquei impressionada por ela ter feito duas faculdades ao mesmo tempo, e duas bem difíceis ainda por cima. Ela é muito inteligente :)
    Enfim, achei ela muito fofa e já estou seguindo para conhecer mais.
    Parabéns pela entrevista, eu adorei. Obrigada pela dica, pois eu não conhecia os livros dela <3
    Abraços.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida! Nossa, fiquei até envergonhada com seus elogios!! Muito obrigada mesmo pelo carinho! O mercado nacional ainda é complicado, mas se Deus quiser o reconhecimento chega um dia! Enquanto isso, sigo na batalha! Ler esses comentários gracinha me fazem batalhar com mais garra e mais força! Obrigada mesmo! Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Alice!
    Adorava High School Musical. <3 Passei minha adolescência entre as músicas e as danças dos filmes. <3 Também adoro os livros da Meg Cabot. Tenho muito carinho pelos livros dela. Amo o filme "Independence Day" e "Casamento do Meu Melhor Amigo"!!! Pelo jeito, Clara e eu temos alguns gostos parecidos. Adorei a entrevista e ver que temos alguns gostos em comum! rsrs...
    Beijão!
    Desejo toda o sucesso para você, Alice. Espero que consiga publicar seus livros para todos se deleitarem com sua escrita. ^^
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!!! Pelo jeito somos gêmeas perdidas, não é mesmo?!
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem ?
    Eu não conhecia o trabalho dela, adorei saber mais sobre através da entrevista. É sempre bacana ver como as pessoas pensam e a entrevista dá uma boa direção sobre isso. Além disso, achei interessante os livros, vou atrás.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice
    Adorei conhecer essa escritora meiga e talentosa.
    Não conhecia os livros, mas só pela entrevista vi que a autora é maravilhosa e isso deve refletir em suas obras.
    Gostei muito das perguntas e respostas.
    Espero ter oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia! Nossa, muito obrigada pelo carinho e pelos elogiosssss! Fiquei super feliz! Espero ter a honra de te ter como leitora em breve! Beijos!

      Excluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Adorei conferir a obra da autora, a única coisa que não gostei é ela falar que YA é mais para os adolescentes do que para os mais velhos, eu discordo e acho que todos os gêneros são para todas as idades, mas fazer o que opiniões diferentes, de resto ela gosta de Meg Cabot então tem onde se basear porque ela é diva!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay! Concordo plenamente com você! O que eu quis dizer é que as pessoas acham um pouco esquisito eu "burra velha" ainda gostar de ler (e escrever!!!) livros do gênero. Mas eu não tô nem aí!!! Vou amar até a morte, hahaha! Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  9. Oi Alice, tudo bem?
    Não conhecia a autora ainda e apesar disso, adorei conferir a entrevista pois nós leitores sempre nos sentimos um pouco curiosos sobre de onde vem a inspiração para criar as histórias, né? E a Clara me parece ser talentosa, já que ganhou tantos prêmios. Com certeza darei uma passada no Wattpad para conferir a obra dela e se gostar, irei adquirir meus exemplares das obras mais populares. Espero gostar!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Espero que você goste das históriaaaaaaas! Especialmente de Acampamento, já que a personagem principal tem o seu nome! :D

      Excluir
  10. Quando vi a foto sabia que conhecia a autora de algum lugar...
    Estes dias mesmo eu me apaixonei pelas capas e sinopses dos livros dela (ainda vou comprar, espera lá ;]).
    Também sou super fã de filmes Disney (incluindo HSM *o*) e super fã da Meg Cabot. Já adorei esta autora. hahahah

    Como já falei, espera lá Clara, que ainda vou ler seus livros ;)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Que legal! Bom saber que minhas capas e sinopses estão espalhadas por aí, hahaha! Estarei esperando ansiosa por você como leitora! Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  11. Não conhecia a autora, mas achei muito engraçado os títulos dos livros... Alias, quanta premiação ela ganhou!
    Parabéns pela entrevista.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha! Obrigada, eu acho?? Títulos são sempre muito difíceis de pensar! :D

      Excluir
  12. Olá!
    Gente, eu adorei essa autora.
    Até hoje espero o Zordon me chamar para os power rangers.
    Achei tão fofa a capa dos livros dela. Não a conhecia, mas já a idolatrei. =p
    Passa o email dela pra entrar em contato e tentar adquirir o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, você já deixou ali. Obrigada. =D

      Excluir
    2. Vamos ser Power Rangers juntas, Felicity!! :D
      Meu e-mail é contato@clarasavelli.com :)

      Excluir
  13. Oie
    ai que legal ver essa entrevista pois sou louca para ler o livros da autora, eu adoro a capa e o enredo, só estou esperando a oportunidade hahaha muito sucesso para ela e para o blog

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Catharina! Tomara que a oportunidade chegue logo!
      Beijocassss

      Excluir
  14. Alice, essa entrevista ficou muito boa! Você fez ótimas perguntas e as respostas da Clara foram melhores ainda.
    A Clara é uma pessoa que eu admiro muito. Quero ler todos os livros dela, mas até agora só li "Acampamento de inverno para músicos (nem tão) talentosos" e amei! Estou certa de que os outros seguem a mesma qualidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem está por aqui <3
      Menina, eu que te admiro :)
      <3

      Excluir
  15. Oi.
    Parabéns pela parceria!
    Não conhecia a autora ou as obras, mas gostei muito das propostas dos livros.
    Me identifiquei muito com as respostas da autora. E pretendo um dia também poder pedir demissão e viver do que escrevo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Barbara! Não é nada fácil. Hoje o dinheiro está bem escasso por aqui, mas a felicidade é bem maior! Desejo sucesso para você!

      Excluir
  16. Oiii!
    Não conhecia a autora ainda. Achei sua entrevista incrível! Admiro a autora em decidir largar o emprego e se dedicar somente a produção textual. Temos que fazer aquilo que nos faz feliz e ela está no caminho certo. A forma que ela descreveu como surge as ideias das histórias, eu achei bem legal, eu penso em começar a colocar minhas viagens imaginárias no papel mais para frente com certeza.
    Muito sucesso para ela, fiquei curiosa para conhecer melhor seus livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Nossa, muito obrigada pelo incentivo!!! :D
      Fico feliz que minha entrevista tenha te motivado a tirar suas ideias da cabeça e colocá-las no papel! Faça isso <3
      Beijos!

      Excluir
  17. Olá!
    Super me identifiquei com a autora. Pra começar, eu ameeeei a mini biografia dela, já da pra sentir daí que ela é uma autora bem geek. Fora o fato dela ser fã da JK, minha autora preferida. Eu já ouvi falar muuuito bem do livro Acampamento de Inverno para músicos (nem tão) Talentosos e inclusive ele está na minha lista de desejados. Eu amei a entrevista e as respostas da autora. Vou adorar conhece um pouco mais do livros dela. Sucesso para a parceria.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayaaara! Particularmente morro de orgulho dessa mini bio porque deu muito trabalho me resumir de forma eficiente, hahahaha <3
      Fico feliz que meus livros tenham chamado sua atenção!! Ansiosa para te ter como leitora! Beijosss

      Excluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu adoro quadro com entrevistas e claro que com esse não seria diferente. Acho que de todas as entrevistas que já vi, essa é a primeira na qual a autora revela ter ser inspirado no livro enquanto lavava louças, haha.
    Adorei as inspirações e vou já ver esse filme da J.K Eowling que até então desconhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Italo! Eu acho que você vai gostar muito do filme da J.K. É um amorzinho só!
      E sobre lavar louças... Eu que sou louca mesmo! hahaha

      Excluir
  19. Oi Alice! A entrevista ficou tão linda! E essas fotos, então? Amei tudo! Muito obrigada mesmo por todo carinho, você é uma querida! Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Não conhecia a autora, porém fiquei encantada com seu jeito de ser. Ela passa uma sensação tão boa. Também sou fã da Meg Cabot, mas já faz um tempinho que não leio nada dela, essa entrevista me lembrou que preciso ler algo da autora. Parabéns pela entrevista, adorei tanto as perguntas, quanto as respostas.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir