Resenha: Maria do Sol da Alice Raposo


Titulo: Maria do Sol   ||  Autora: Alice Raposo   ||   Páginas: 127  ||   Ano: 2015    ||  Skoob 
“Um crime, uma culpa, um fantasma…”Todo livro tem sua história, algo que foi o propulsor para sua criação. Maria do Sol surgiu de uma madrugada que trouxe um sonho. Durante o dia se materializou em um conto. Dois anos após, voltei-me para ela e a concluí. Pedrinho e Maria do Sol irão nos levar por um caminho sem volta. É claro! Pois todo percurso que se segue não há como retroceder em suas consequências. Por isso, agir sem pensar não é um meio a se seguir. Seremos morada das consequências de nossos atos.Portanto, é tão importante analisar cada passo que será dado, não matematicamente como num jogo, pois a existência se tornaria fria e sem vida, mas com verdade, diálogo e sinceridade no agir.

Maria do Sol, conta a história de Pedrinho e sua família. No primeiro capitulo somos apresentados a Pedrinho e ao "acidente", logo mas, a autora vai nos contando cada detalhe dos avós e dos pais de Pedrinho. 

Pedrinho como prefere ser chamado, é um menino muito (muito) inteligente, mas quieto e triste. Ele foi fruto de uma gravidez inesperada dos pais. Eles tem que trabalhar muito para dar uma educação ao filho, e com isso acabaram deixando ele um pouco de lado. 
Pedrinho quando nasceu conviveu mais com a Babá Milena do que com os amigos.

Certo dia, pedrinho vai a casa de sua avó Carlota, neste dia da visita estava acontecendo o aniversário delaNo dia do aniversário da dona Carlota, Milena a sua babá não pode ir com a família, então ele ficou sozinho... 
A vida tem mania de nos tirar quem amamos sem nos avisar.

Maria do Sol é uma criança alegre, inteligente e cheia de amigos. Uma menina que teve a amizade e amor de todos. Quando ela viu Pedrinho sozinho no quarto da avó, o chamou para brincar. Eles brincaram por um tempo, até Maria do Sol avistar seus outros coleguinhas e chamá-los para brincarem juntos. Pedrinho sentiu ciúme e acabou brigando com ela e empurrando ela na piscina. Ele correu e se escondeu. Após algum tempo os meninos apareceram dizendo que ele afogou Maria do Sol...

Ele e seus pais não costumam visitar muito a fazenda da sua avó e depois do ocorrido nunca mais voltaram... 
(Ops, spoiler.) 


Todos nós, às vezes, somos atormentados por fantasmas que criamos e só existem em nossa cabeça.
O livro é bem curtinho, com uma escrita simples. A história é narrada em terceira pessoa o que nos deixou ter uma noção do que os personagens estavam pensando. A história continua contando sobre a vida de Pedrinho e como ele ficou após esse "acidente de criança". Ele continua atormentado pelos fantasmas e sonha com ela quase toda noite. Ele está cursando Psicologia, e depois de um tempo todos os alunos precisam se consultar com um Psicologo para dizer porque querem seguir essa carreira. É em das visitas ao psicologo que Pedrinho desabafa que matou sua amiga quando criança.

Maria do Sol é um livro Brasileiro, escrito por Alice Raposo, que apesar de ter escrito outras coisas, esse foi o seu primeiro livro. Ela também tem outro livro e vários contos, caso alguém se interesse vou deixar o seu site aqui 

Gostei bastante dos personagens criados pela autora, acho que eles dão um ar de leveza e originalidade muito grande a história, e que deixa ainda mais fácil ler várias páginas sem nem perceber. Gostei muito das surpresas ao longo do livro, do desenrolar das cenas e da sua conclusão. Quando terminei de ler, já senti falta da história! 
Recomendo o livro, porque acho que todas as mensagens são muito importantes e que a escrita é maravilhosa! 

É bem difícil falar da história sem dar spoilers, mas posso dizer que esse livro é ótimo e tem um enredo marcante! 
E apaixonantes ♥

9 comentários

  1. Adorei o livro e claro sua resenha <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice!
    Que livro triste, gente... mas com certeza leria porque quero saber como foi a vida de Pedrinho depois desse acidente.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha Premiada Paixão e Crime

    ResponderExcluir
  3. Oi,Alice.
    A Marina colaboradora do blog já resenhou esse livro e vive me dizendo que preciso lê-lo, sua resenha acabou de confirmar rs.
    Eu por incrivel que pareça gosto de histórias mais pesadas assim.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro e agora que vi a resenha aqui me interessei pela leitura.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!!! Esse livro é muito bom e a autora soube nos surpreende com o final. Eu amei ler e principalmente a parceria com a Alice. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Fiquei bem curiosa quando você disse sobre o acidente. Eu gosto muito de livros que trabalham o psicológico do personagem... e saber que esse livro incrível é nacional dá até um orgulho, né?
    Adorei as ilustrações!!!
    Você arrasa nas resenhas e nas fotossss <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice! Um livro com surpresas sempre me deixa curiosa pra conferir. Lembro que ano passado li algumas resenhas positivas da obra. O enredo parece ser bem interessante e achei a capa muito bonita. Adorei a resenha e as fotos.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas agora fiquei com bastante vontade de ler, amei a resenha e as fotos estão lindas

    Seguindo seu blog, se puder retribuir
    beijos
    Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  9. Olá, Alice.
    Outro livro que não conhecia e me interessei. E já fiquei curiosa para saber como termina. A história parece ser leve e profunda ao mesmo tempo e vou anotar aqui para ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir