Resenha: Tenebris (O fim é apenas o começo) da Erika Gomes

by - março 06, 2017


Autora: Erika Gomes  |  Ano: 2016 | Páginas: 211 |Editora: Amazon (independente)  | Formato: eBook


Lúcifer há muito não é “aquele que traz a aurora”, como seu nome sugere. Desde que liderou a rebelião contra seu Criador foi condenado a Sheol, o inferno, onde instaurou seu próprio reinado. Muitos o seguiram, porque acreditaram nele. Tornaram-se seus serviçais ou aliados.
No entanto, Lúcifer se sente sozinho e cansado de sua existência. Depois de trai-Lo, sente falta de Deus, da essência divina, de uma razão verdadeira para a sua vida. Seria possível, um dia, a Ele retornar?
Agora conhecido como Heylel, é na Terra que Lúcifer encontra alguém que mudaria seus sentimentos. Anna, uma bela mulher, ensinou-lhe o amor e presenteou-o com uma filha. Heylel amou ambas com todo o seu coração.
Mas nem sempre é possível viver o que se deseja. Heylel não é humano e sua essência desvirtuada já não é divina. Ele é o Senhor de Sheol e seus demônios não estão contentes com a passividade de seu líder. Uma guerra se aproxima e Heylel precisará envolver nela seu bem mais precioso: sua família. Carregado de tensão, incertezas, amores, bruxas, anjos e demônios, esse romance convida o leitor a pensar que nem sempre o que sabemos é verdadeiro. 

Tenebris vai nos apresentar Lauren. Ela é uma garota comum, como todas as outras; tem um amigo, uma mãe carinhosa, uma Pai (Pastor), estuda e vai a igreja (às vezes). O que tem de diferente em Lauren é o simples fato dela ser filha de Lúcifer.


— Lúcifer?!  — A menina à sua frente, que se dizia um ser da natureza, acabara de falar que Lauren, a estudante de 17 anos, sem graça e nunca notada por ninguém além de Gabriel, era filha de Lúcifer. Lauren quis rir ao pensar que Lúcifer era justamente o cara que o pai dela, o Pastor Robert, odiava! O cara que ela cresceu sabendo ter traído Deus e sido expulso do paraíso, a quem era dirigido toda a culpa pelas desgraças do mundo inteiro. Ela, filha dele? Filha do demônio?

Depois de descobrir tudo, Lauren (Naiara) acaba chamando o seu pai Heylel (Lúcifer) para que ele mesmo explique tudo para ela. Heylel por sua vez, disse que ela teria que aprender a viver em Sheol (Inferno) para que ela aprendesse a usar seus "poderes" para enfrentar a guerra que estava por vir e salvar Gabriel. Falando em Gabriel, ele acabou sendo sequestrado por outro demônio, e está sendo usado como se fosse isca, para atrair Heylel e Naiara. 


— Meu nome é Lauren. 
— Não, esse foi o nome adotado pelo mortal que a criou, mas você se chama Naiara, Aquela que Comanda (...) porque você comandará a mudança que está por vir.

Assim, que chegou em Sheol, Naiara conhece Yekun. Um jovem (Demônio) lindo, mal educado e cheio de marra, que acabou roubando um pouco a atenção dela. Mas como estou falando de Tenebris, o "romance" não parou por aqui...

Durante a leitura aparece outro jovem (Demônio) com poderes, lindo e educado, chamado Agares. Ela por sua vez ficou dividida entre seus dois "amores" Agares e Yekun. Já Gabriel (meu shipp preferido), foi intitulado de AMIGO, logo de cara pela moça. Foi de cortar o coração

O livro vai ter mais detalhes sobre a guerra que está por vir, e sobre o paradeiro de Gabriel. Vamos acompanhar também a evolução e a luta de Naiara pela saudade que sente da mãe. Já que ela abriu mão de sua família para aprender tudo sobre Sheol e seu Pai, acabou sofrendo muito por se afastar da mãe. Ela tem uma evolução muito grande durante a leitura, e isso foi incrível, pois, em alguns momentos ela era uma mimada e em outros era uma Guerreira.

A escrita da autora é bem intensa. Como vocês podem ver à sinopse é bem complexa, e fiquei com medo de falar demais sobre a história e acabar dando spoiler. 
A narrativa é feita em terceira pessoa. O que ajudou na criação dos personagens no início. Alguns personagens conseguem ler mentes, e foi engraçado porque enquanto eu lia, a criatura logo em seguida comentava o pensamento da personagem (risos).

A leitura é bem fluida e envolvente, em diversas vezes eu fiquei chocada com algumas revelações e acontecimentos. Não vou mentir que a autora me fez refletir sobre TUDO. Eu pensei em como as pessoas tem mania de culpa o Demo (Lúcifer)  por tudo que fazem... esse livro realmente entrou na lista dos melhores do ano.

Meu conselho para quem deseja iniciar a leitura, é tentar manter a mente neutra e aberta, pois vai ler sobre um mundo um pouco diferente, por se tratar de anjos e demônios, o livro ainda faz uma crítica ao futuro da humanidade (Ao Apocalipse).
Não podia deixar de finalizar essa resenha, sem mencionar o quão bonita é a capa, e as frases no inicio de cada capitulo o efeito que deu na leitura não fez diferença, mas foi incrível.

Recomendo a leitura para quem adora um Romance, Ação e Anjos/Demônios. 

PODE SER QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTE:

30 comentários

  1. Oi, Alice!
    Desde que li sobre esse livro, eu fiquei louca para conferir a história. Adoro plots que envolvam o The Monio hahahahha Descobri que está no kindle unlimited e eu já peguei por lá o/
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      Adorei o The Monio (rsrs). Espero que goste do livro, e espero ver a resenha dele em breve no seu blog. A historia foi tão intensa e envolvente que nem tinha percebido que estava no final.

      Beijoss

      Excluir
  2. Oi, Alice. Assim, eu não sou fã do enredo mesmo. Anjos e demônios parece ser batido demais até para mim e eu sempre evito ler livros do tipo porque não sinto aquela conexão com nenhum dos personagens, mas já ouvi falar de Tenebris e gosto da forma como ele nos faz refletir sobre crenças e a história da Bíblia. Talvez seja uma ótima opção para quem queira embarcar em uma fantasia regada a muita história.
    Abraço! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice

    A história tem boa pinta e a capa é bem legal, mas te confesso que não é o tipo de história que me chama a atenção no momento... Quem sabe futuramente.
    A resenha ficou linda, amei as fotos.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OI, Alice.
    Sua resenha ficou maravilhosa,e as fotos lindas.
    Mas realmente não é um livro que leria, justamente pela história.
    Mas gostei de saber sua opinião.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alice!! Adorei a resenha e fiquei com muiita vontade de ler o livro, parece ser muito interessante e cheio de emoção, nunca tinha ouvido falar desse!!
    Vou procurar pra comprar!

    Desculpa pela ausência nas ultimas semanas, estive muito ocupada e não pude visitar outros blogs, espero que entenda... Agora estou de volta <3

    http://leiturasdeverao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline,
      Tudo bem querida, também fiquei um pouco afastada do blog. Estou voltando aos poucos graças ao Cronograma que coloquei. Espero que goste de ler Tenebris, pois a história vai te surpreender.

      Beijoss, Alice

      Excluir
  6. Oi Alice ♥

    Amei a sua resenha, eu até tente iniciar essa livro, mas não era muito a "época", mas desde que bati o olho, eu sei que deve ser um bom livro, ainda mais se tratando sobre Anjos.

    Abraços, Finch F@
    Estante do Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gui (Ops, Finch)
      Que bom que gostou da resenha. Espero que de uma chance a história futuramente, pois Tenebris vai te surpreender.

      Beijoss

      Excluir
  7. Oi Alice! Realmente a capa é linda e gosto de histórias com anjos e demônios, Lúcifer e Gabriel são sempre personagens me chamam atenção!

    Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alice!
    Eu não conhecia o livro, mas me interessei bastante!
    Gosto bastante dessa mistura de céu, inferno, demônios e anjos. Principalmente quando o final nos leva a refletir sobre alguma coisa.
    A única coisa que pegou pra mim é que eu não gosto muito de livros em terceira pessoa, mas quem sabe, né?!
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Gente, que premissa interessante!!!
    Ainda não tinha ouvido falar no livro, mas agora estou master curiosa pra saber como que a menina vai lidar com o fato de ser filha de Lucifer. Curiosa pela guerra também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro e confesso que a premissa não me agradou muito! :) E preciso ter mente aberta mesmo pelo tema...

    mas confesso que isso da referencia ao Apocalipse não me agradou nada, mas enfim que bom que a capa e também bonita! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas amo livro de anjos e demônios, e assim que você falou que a menina é filha de lúcifer, já fiquei curiosa pra ler!
    Espero poder ler em breve e saber mais sobre essa guerra!
    A capa é simplesmente maravilhosa! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Não sou fã de livros que falam sobre demônios etc, é o tipo de leitura que por mais que todos falem bem da história, eu dispenso! Fico feliz que tenha gostado do livro! Ele já bem famoso pelos blogs e instagrans e todas as resenhas são positivas como a sua! kkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice, tudo bem ?
    Gostei da sua resenha, eu ainda não conhecia o livro e achei interessante a abordagem do tema, é bem verdade que tudo é culpa do Demo, mas ele também já foi um anjo. Já foi para a lista de desejados, principalmente depois de saber que gostou tanto.
    Beijos
    Sorteio do Livro Louco por Você

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar do livro, mas fico feliz em ler sua resenha e conferir suas impressões. Normalmente sinto interesse em ler livros que contêm esse lance de anjos e demônios e acho que essa obra tem uma proposta bem interessante. Bom saber que a autora também trouxe para você uma boa reflexão sobre tudo e vou anotar a dica. Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas gostei do tema tratado e de autora tratar de anjos e demônios de uma maneira a alertar a humanidade, para onde ela está caminhando. A capa faz jus a premissa que você trouxe aqui. O livro realmente conseguiu me chamar atenção, pois realmente ele parece ser bem diferente.

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Nunca tinha visto o livro antes, essa é a primeira vez que leio sobre ele. Faz alguns meses que não leio nada desse tipo. Até gosto dessa pega de anjos e tal, sempre fico bem interessada quando vejo livros assim, e esse me deixou com muito interesse em lê-lo. Vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Com certeza, será um livro que vou gostar. EU gosto de ler histórias que sejam diferentes, e traz elementos que não encontro nas histórias normalmente. Com certeza, vou ler esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Eu gosto muito de leituras que envolvem anjos e demônios, mas fiquei um pouco traumatizada depois de ler a série Halo.
    Achei o enredo bem interessante e a reflexão também.
    É uma leitura que eu gostaria de fazer.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Alice.
    Achei bacana que o livro tenha uma narrativa bem fluida e que ele possa proporcionar tantos aprendizados.
    É mesmo um tipo de livro para se ler com a mente aberta porque tem muitas coisas que vão além da compreensão humana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Apesar da sinopse completa, achei interessante saber que a narrativa é bem fluida e que traga tantos ensinamentos.
    Apesar de não curtir livros sobre anjos (não mais, pelo menos), achei a premissa bem interessante e curti muito saber que a narrativa é em terceira pessoa e que os personagens praticamente seguem nossa linha de pensamento, quase lendo nossas mentes rs A capa está realmente linda e acho que mesmo não lendo histórias de anjos, essa merece uma chance. Amei sua resenha e as fotos!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Porque o nome do livro é Tenebris? =p
    Naiara não me atraiu muito como personagem. Realmente me pareceu uma menina mimada. Mas pra você ela também foi guerreira, né!?
    Fiquei curiosa pra saber todos os "segredos" que esse livro guarda e por saber também o que aconteceu com o Gabriel.
    Mesmo sem ler o livro, ainda, "shippei" o Gabriel também. Logo ele, que foi taxado como melhor amigo. =p

    ResponderExcluir
  22. Oi, Alice!
    Vi muita gente falando super em desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e não sabia do que se tratava.
    A autora parece que teve bastante criatividade na história, nunca li nada parecido com uma mocinha filha de Lucifer! Hahahaha. E esse negócio dela fica divida entre dos carinhas com certeza foi o que mais me chamou a atenção!
    Vou procurar esse livro!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Eu curti um pouco o enredo, mas não sei... eu não curto muito histórias que envolvam anjos, demônios e afins. Acho que seria interessante acompanhar essa grande descoberta dela e ver como ela se adapta a essa nova realidade, maa não sei se me arriscaria agora... mas quem sabe?!

    Bjos

    ResponderExcluir
  24. A capa realmente é linda! Mas você também leva os créditos pela excelente fotografia. Acho que essa é uma das histórias que eu iria amar, porque nos mostra outros questionamentos tão mais importantes e que precisamos entender o outro lado.

    ResponderExcluir
  25. Oiee ^^
    Esse livro parece ser tão intenso e complexo *-* ainda não o conhecia, mas fiquei curiosa no momento em que li a sinopse, mesmo que não goste muito de histórias com seres sobrenaturais. Acontece que eu terminei de ver as temporadas da série Lúcifer (recomendo muuuuito) e estou com saudades dos personagens...haha' "Tenebris" me lembrou um pouco dela *-* gostei muito da capa ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas achei a sinopse bem interessante, confusa, confesso, mas interessante.
    Para lhe falar a verdade, não sei se leria esse livro, mas gostei muito de conhecer a história e a sua resenha, parabéns, muito bem escrita.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Adoro essa coisa de anjos e demônios, achei a premissa muito massa, mas bem complexa também hahaha apesar de ser um tema recorrente, a trama me parece bem original e isso me deixou mais animada pra conferir. Adorei a resenha (e as fotos!).
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir