Resenha: Tudo e Todas as Coisas da Nicola Yoon


Oi oi gente,

O livro da Nicola Yoon foi lançado em 2016 pela editora Nova Conceito. Com apenas 300 páginas a autora vai nos apresentar o mundo de Madeline uma adolescente com IDCG. Uma doença muito rara e pouco conhecida. Madeline não tem amigos, apenas sua mãe e a Carla sua própria enfermeira. 

A autora recentemente lançou O Sol Também é Uma Estrela que foi publicado aqui no Brasil, pela editora Arqueiro. E que logo terá resenha...

Antes de começar a resenha, quero avisar que não contem toda a história. Pois se trata de um livro curto, e não quero tirar a alegria de vocês dando SPOILER.

Título: Tudo e todas as coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 300
Skoob

 Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

Em Tudo e Todas as Coisas, vamos conhecer Madeline. Uma garota de 18 anos que tem IDCG. Para muitos que ainda não conhecem ou nunca ouviram falar, ela tem a "doença da criança na bolha". Ela tem uma imunidade muito baixa, e isso causa doenças ou crises no seu corpo, caso ela saia. Ou seja, ela é alérgica ao mundo...

Ela não nasceu com isso. Quando ela era bebê começou a ter algumas febres e ficar internada, tudo isso quando ela tinha apenas 4 meses de vida. Pior foi que,  logo foi se agravando ainda mais.

Madeline vive dentro de uma casa toda equipada com ar purificador e janelas de vidro que não tem brechas para o ar de fora não entrar. Tudo isso foi pago com o dinheiro que sua mãe ganhou da indenização do acidente de carro que o Pai e o Irmão dela sofreram (sim, eles morreram). 

Maddy (apelido dado por Oliver), é uma garota inteligente que adora ler e escrever para o seu blog na internet. Bom, seu mundo resumi a basicamente isso; viver com a mãe, ler e fazer exames diários...
Fonte: Link

Oliver
(ou como é conhecido Olly) é um garoto lindo, de olhos azuis que veste apenas preto e fica escalando paredes. Ele acabou de se mudar para a casa ao lado de Maddy. Olly não tem um relacionamento muito bom com o Pai, que vez ou outra está brigando com ele ou com a Mãe.

Através de conversas pelo e-mail e celular, eles acabam se conhecendo. Olly fica encantado com Maddy, e depois de um tempo eles acabam ficando juntos no mesmo ambiente. A Carla sua enfermeira, ajuda os dois a se conhecerem. Mas nada de tocar ou nem mesmo chegar perto um do outro. Eles tinham que ficar longe e apenas conversarem... isso acabou fazendo com que eles se apaixonassem. 

Mas tudo muda quando a mãe de Maddy descobre e a proibi de ver ele. É aí que ela decidi fugir de casa... ela decidi conhecer o mundo.
Fonte: Site

O livro aparenta ser grande com 300 páginas, mas ele é bem curtinho contando com as ilustrações. Ele tem capítulos curtos e alguns são apenas para as ilustrações. Todo o livro é narrado em primeira pessoa, e conta com poucos personagens secundários na história. 

Os personagens secundários foram muito bem inseridos na história. Temos: a Kara, que é irmã do Oliver; a Mãe da Maddy que tem um papel essencial antes, durante e depois de tudo; e a Carla, enfermeira particular da Maddy, e também sua melhor amiga. Vamos encontrar os pais do Olly, mas ele aparecem muito pouco, e é apenas nas partes das brigas.

O livro tem uma escrita leve e tocante. A autora fez uma personagem que mesmo doente não deixou de ser feliz ou de viver. O que eu mais amei no livro foi os assuntos abordados na história, como cigarro, sexo, amizade entre outros assuntos muitos importantes que encontramos no nosso dia a dia. Apesar de ser um livro do gênero juvenil, esse livro deveria ser tido por todas as pessoas.

Eu não consegui largar esse livro! Não tem como não terminar de ler sem estar apaixonada pelo Olly e pela Maddy

O livro vai ter (ou já teve, dependendo da data que está lendo) uma adaptação para os cinemas. Pelo meu ver, até o momento está bem fiel ao livro. Achei que fizeram as escolhas certas chamando Nick Robinson para interpretar Olly e Amandla Stenberg para interpretar Madeline. A direção do filme é de Stella Maghie, com roteiro de J. Mills Godloe. O filme estreia no dia 19 de maio.

O livro é bem fofinho, e tem uma leitura muito fluida. Dá para você ler em uma semana se não menos. O filme vai ser um arraso e espero que assistam.

Espero que tenham gostado da resenha. Eu queria agradecer ao Gui do Estante do Lima e as Meninas Nat, Fran e tantas outras que quiseram ler em conjunto..

11 comentários

  1. Oi! Esse é um daqueles livros que eu quero muito ler mas até agora estou enrolando horrores para começar, e olha que ele é relativamente bem baratinho, não sei porque fico nessa preguiça. Vou tentar ler a obra antes da estréia do filme.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice!
    Acho que fui uma das poucas que não gostou do livro :( Eu estava com muita expectativa, mas não foi o que pensei. Fora que descobri um furo na história.
    Apesar dos pesares, quero muito conferir o filme.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, oi!
    Eu acho esse livro tão lindo! Principalmente o marca página dele hehehe
    Quero ver a adaptação pro cinema também! Adorei a resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage - twitter - instagram

    ResponderExcluir
  4. Ao meu ver, o livro parece ser maravilhoso... Imagino que ao mesmo tempo em que ele é doce, também pode ser cítrico, certo?
    Enfim, ainda não havia lido e ouvido nada sobre essa história (acredita?), mas ele me chamou muita atenção! Livros nesse estilo são ótimos para nos animar um pouco quando estamos cansadas de livros muito complexos hahah.
    Adorei a resenha e o blog! Tudo tão clean que me deu vontade de ficar aqui por um bom tempo <3

    xoxo
    https://foradocontextoo.blogspot.com.br/2017/03/resenha-heart-of-betrayal-mary-e-pearson.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, acho linda a capa desse livro! Que bom que foi uma boa leitura, eu ainda quero ler, antes do filme aliás! Inclusive eu achei o trailer muito fofo!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Hey, Alice!
    Acho que vou ter que maratonar para conseguir ler todos os livros que quero e preciso, antes de maio! Menina, cadê o tempo?? rsrs.
    Todo mundo fala tão bem desse livro... Uma amiga muito querida já me falou tanto dele, que minha irmã leu! Eu, ainda não... rs.
    Mas agora com a adaptação chegando, preciso ler antes de ir ver o filme. Porém, quero muuito ver o filme, portanto, preciso parar de enrolar e ler logo!
    Uma coisa que eu não sabia da história é que a Maddy tinha um blog! Que amorzinho! Uma das coisas que mais me encantam nesse livro, é justamente esse fato da Maddy não ser toda revoltada, infeliz... enfim. Ela vive, como dá. Isso é lindo!!
    Adorei sua resenha! Espero ler o livro em breve e retornar para contar o que achei!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Eu esto tão ansiosa para ler esse livro! Deve ser fofo demais mesmo... Vou ver se leio antes de ver o filme, haha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    fiquei bem interessada e vi muita gente comemorando o fato de virar filme, eu nem sabia do que se tratava, sua resenha me deixou encantada.
    Dica anotada para ler.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oii!
    Já li esse livro e amoooo, devorei ele em 1 dia, foi impossível ter parado de ler!
    Beijooos - Refúgio Da Ju

    ResponderExcluir
  11. Ai que legal! Não sabia que teria filme, isso pra mim é novidade.
    Amei saber, adorei a resenha e só aumentou minha vontade de lê-lo (que já está em minha lista).
    Aliás, parabéns pelo blog, uma fofura!
    Um beijo,
    Sâm.
    http://escriturasdaalma.com.br/

    ResponderExcluir